quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Leia com atenção...e agradeça a Deus pela Bahia "Terra de Todos Nós"

Atenção babacas que sofrem de paralisia mental, tratem a paranóia de plantar noticias e observem que o Desenvolvimento se faz com planejamento, com trabalho,dedicação,seriedade, conhecimento...virtudes de personalidades como Solla, Zezéu, Pinheiro,Wagner e outros petistas idealistas e que com  suas ações construtivas mudam a Bahia para um amanhã de realce em todos os parametros analisados da conjuntura nacional...

Ganhe conhecimento e leia a noticia abaixo

 Zezéu destaca a importância da interligação das regiões NO e NE com países Sul-Americanos

O Secretário do Planejamento da Bahia, Zezéu Ribeiro, participou da II Reunião Ministerial do Conselho Sul-Americano de Infraestrutura e Planejamento (Cosiplan), que reuniu ministros de doze países, nesta quarta-feira (30), no Palácio do Itamaraty, em Brasília. O Conselho discutiu a viabilidade e estudos de projetos prioritários de integração sul-americana, cuja carteira de investimentos superam os US$ 18 bilhões.

Zezéu, que também é presidente do Conselho Nacional de Secretários de Planejamento (Conseplan), destacou a importância da integração entre os ministros e secretários dos países sul-americanos para que os eixos de interligação entre os países sejam fortalecidos nas áreas mais carentes do continente. Segundo ele, a Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol) seria um importante vetor para o crescimento das regiões mais pobres.

Está em estudo o Eixo Interoceânico Peru-Brasil-Bolivia, que é constituído por uma área de influência muito significativa, que interliga, transversalmente, a América do Sul, e custará cerca de US$ 3,7 bilhões. Ou seja, o Nordeste, Centro-Oeste e o Norte do Brasil aos países vizinhos, Bolívia e Peru. O Eixo cria a possibilidade de interligar o Oceano Atlântico, por intermédio de diversos portos localizados no Nordeste brasileiro, a importantes portos do Peru.

Na reunião, foram apresentados o Plano de Ação Estratégico (PAE) 2012-2022, a Agenda de Projetos Prioritários de Integração (API) e o Plano de Trabalho 2012. Além disso, foram criados três Grupos de Trabalho temáticos com estudos nas áreas das comunicações, com a implantação do Anel Óptico de Banda Larga que pretende conectar os países da América do Sul; do Corredor Ferroviário Bioceânico, visando integrar o porto de Santos aos portos chilenos de Antofagasta e Mejillones; e projetos da Agenda de Projetos Prioritários de Integração (API) com o apoio dos bancos de desenvolvimento nacionais e regionais.

Como presidente do Conseplan (Secretário do Planejamento) e um dos interlocutores brasileiros junto ao Cosiplan (ministros sul-americanos), Zezéu defendeu a necessidade de “criação de eixos que interliguem as áreas do Norte, Nordeste e Centro-Oeste que estão em desenvolvimento crescente e precisam mais apoio”. Segundo ele, “os secretários de planejamento dos estados brasileiros estão se dedicando a projetos que favoreçam o desenvolvimento de infraestrutura do país”. Zezéu explicou ainda que a ligação entre a Ferrovia Oeste-Leste, na Bahia até o Peru, impulsionaria as atividades econômicas do país ampliando as possibilidades de escoamento de sua produção.

A reunião foi presidida pela ministra do Planejamento Miriam Belchior, com a participação do ministro das Relações Exteriores Antonio Patriota, e o ministro dos Transportes Paulo Sérgio Passos. Na abertura do encontro, o ministro Patriota destacou a importância da ferrovia baiana para a integração das regiões Nordeste, Norte e Centro-Oeste com países como Peru e Bolívia.

Nenhum comentário: