domingo, 18 de dezembro de 2011

É importante lembrar...o projeto precisa acontecer.

Em 14 de janeiro de 2010 o Governo do Estado da Bahia lançou o Procedimento de

Manifestação de Interesse SEPLAN nº 001/2010, destinado à “realização de estudos preliminares de viabilidade técnica, ambiental, econômico-financeira e jurídica para a estruturação de projeto de construção e concessão do Sistema Viário Oeste” (SVO).

Como funciona o Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI)?

· O PMI solicita a interessados do setor privado estudos de viabilidade, levantamentos,
investigações, dados, informações técnicas, projetos ou pareceres em projetos de concessão comum ou de permissão.

· Amplia o leque de soluções técnicas alternativas.

· Proporciona substancial redução na despesa governamental com a elaboração de estudos

técnicos, ambientais, econômicos, jurídicos ou de engenharia, para o desenvolvimento de projetos de interesse público.

· Orienta a estruturação de Parcerias Público-Privadas (patrocinadas administrativas), concessões comuns ou permissões.

Qual a utilidade do PMI?

· Viabiliza termos de referência mais consistentes para editais de licitação complexos.

· Reduz assimetrias de informação entre empreendedores e administração pública.

· Transfere custos de estudos e pesquisas preliminares ao setor privado.

O QUE É O SISTEMA VIÁRIO OESTE (SVO)?

A ponte Salvador-Itaparica integra um projeto mais amplo, que é o Sistema Viário Oeste (SVO), o qual tem como objetivo abrir uma conexão rápida e alternativa de Salvador com o Recôncavo, Baixo Sul, Sul e Oeste, utilizando como vias as BR´s 101, 242 e 116 e a BA 001. Do ponto de vista viário, o projeto compreende a articulação com a Via Expressa-BR 324, a duplicação de trecho da BA 001 e da ponte do Funil e duplicação ou construção do eixo Nazaré - Santo Antônio de Jesus - Castro Alves – BR 242.

O projeto aprovado é compatível com a expansão do Porto de Salvador e com a viabilidade das operações portuárias no interior da Baía de Todos-os-Santos garantindo ainda a implantação de estaleiros e grandes unidades industriais nos municípios do entorno da baía.

Vantagens do SVO:

Em Salvador, a ponte tem potencial de alavancar a reabilitação do Centro Antigo de Salvador.

O projeto deve impulsionar soluções de mobilidade em Salvador, a exemplo do metrô e de outras avenidas.

No continente, o projeto pode dar origem um novo polo industrial e logístico ancorado por investimentos já em curso (estaleiros em São Roque) ou projetados (retroárea do porto de SSA).

No eixo Sul (BA 001) tem potencial enorme para alavancar turismo e veraneio (um vetor alternativo ao Litoral Norte).

Dinamização do veraneio e turismo na Ilha e no Recôncavo.

Na medida em que a dinâmica do polo Ilhéus-Itabuna seja retomada (Porto Sul, FIOL etc.), cria-se um eixo entre duas regiões metropolitanas.

QUAIS EMPRESAS E CONSÓRCIOS PARTICIPANTES DO PMI?

Como resultado do convite público de manifestação de interesse, o PMI do Sistema Viário Oeste autorizou dois grupos de empresas a realizarem os estudos preliminares de viabilidade técnica, ambiental, econômico-financeira e jurídica para a estruturação de um projeto de construção e concessão do SVO. Foram eles:

Planos Engenharia, com patrocínio da Queiroz Galvão e da Carlos Suares Participações Ltda.

Consórcio constituído pelas empresas OAS, Camargo Corrêa e Odebrecht Transport.

Entre as principais contribuições dos participantes do PMI estão a concepção da ponte no

que se refere aos aspectos paisagísticos, ao traçado, aproveitamento viário, elementos fundamentais para navegabilidade e segurança do tráfego marítimo, parâmetros estruturais, número de faixas,conexão viária nas cabeceiras.

Um vídeo com uma projeção de como ficará a ponte está disponível no canal da Secretaria do Planejamento no Youtube (www.youtube.com/tvseplan).

PRAZOS

2011 a 2014 (três anos): prazo de elaboração do projeto


2014 a 2018 (cinco anos): prazo de construção.

CUSTOS

As intervenções têm investimentos estimados em até R$ 7 bilhões. O valor engloba a
construção da ponte, duplicação das rodovias, desapropriações e investimentos em infraestrutura.

Os recursos serão oriundos dos governos federal e estadual e setor privado.

CARACTERÍSTICAS DA PONTE

Extensão: 11,7 km

Largura: 27 m

Vias de tráfego: seis faixas de tráfego e duas pistas de acostamento, o que garante

melhores condições de mobilidade, segurança e nível de serviço no longo prazo

Maior vão livre: 700 m

Altura livre para passagem de embarcações: 70 m (vão central).

Trecho da ponte móvel com largura de 160 m

Canal principal de navegação com 25m de profundidade

O projeto da ponte Savador-Itaparica atende a um fluxo de tráfego crescente, resultante do movimento rodoviário e do aumento da população da Ilha.

DESAPROPRIAÇÕES

Os Decretos nº 13.387, 13.388 e 13.389 foram publicados no Diário Oficial da Bahia do dia

28 de outubro de 2011, declararam de utilidade pública, para fins de desapropriação, áreas dos municípios de Vera Cruz e Itaparica. A medida, no entanto, não implica que, obrigatoriamente, haverá desapropriação.

A decretação de utilidade pública tem quatro objetivos:

1) Garantir uma expansão urbana regulada / planejada na Ilha de Itaparica;

2) Incrementar a preservação ambiental;

3) Barrar a especulação imobiliária sobre áreas ainda não ocupadas;

4) Preservas as faixas ao longo da BA 001, visando sua futura ampliação.

A área decretada de utilidade pública tem uma extensão de 50.282.297,2 m2. As poligonais, contudo, foram traçadas de modo a delimitar áreas que, em maior parte, são rurais, de baixa densidade populacional.

Apenas partes dessas áreas decretadas como de utilidade pública são passíveis de utilização para projetos de urbanização. O restante será reservado para preservação de áreas verdes.

PDDU (PLANO DIRETOR DE DESENVOLVIMENTO URBANO)

A obra não se viabiliza caso não esteja associada a um projeto urbanístico-imobiliário para a ilha de Itaparica, o que implica adesão e participação das prefeituras. Por isso, as intervenções do Estado serão feitas sempre em consonância com as prefeituras dos municípios envolvidos, nos termos da legislação em vigor – Constituição Federal, Constituição Estadual, Estatuto das Cidades

(lei nº 10.257/001).

No dia 29 de setembro de 2011, o Governo do Estado firmou uma parceria com os municípios de Vera Cruz e Itaparica para atualização dos respectivos Planos Diretores de Desenvolvimento Urbano (PDDU), para adequá-los à implantação do projeto do Sistema Viário Urbano. O governo dará suporte às prefeituras para viabilizar os estudos necessários ao aprimoramento do documento.

PRÓXIMOS PASSOS

• Constituição do novo Grupo de Trabalho

• Licitação do Estudo de Viabilidade Técnica e Econômica

• Licitação do Estudo de Impacto Ambiental

• Início do cadastramento imobiliário

HAVERÁ AUDIÊNCIAS PÚBLICAS?

Sim. Inicialmente nos processos dos PDDU´s e mais adiante para os estudos de impacto e para os projetos urbanísticos e viários.

Assessoria de Comunicação da Seplan

(71) 3115-3559/ 3617/ 3948

Site: www.seplan.ba.gov.br

E-mail: comunicacao.seplan@seplan.ba.gov.br

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