sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

NOTÍCIAS - Indústria
Novos equipamentos aumentam competitividade do Porto de Salvador
Foto: Manu Dias/SECOM


Porto de Salvador ganha novo terminal de contêineres e passa a ser um dos mais modernos do Brasil

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 Novos equipamentos aumentam competitividade do Porto de Salvador
O Terminal de Contêineres do Porto de Salvador (Tecon) iniciou nesta sexta-feira (2) a instalação de novos equipamentos que permitem a atracação dos maiores navios cargueiros do mundo.
 Fabricados na China, os ‘portêineres’ fazem o transporte dos contêineres do solo para os navios, são iguais aos maiores do mundo e os primeiros desse porte na América Latina.

O investimento nos equipamentos só foi possível graças ao apoio do governo federal, via Reporto (programa que garante a isenção de impostos para a compra de equipamentos portuários), e ao governo da Bahia, via isenção de ICMS. A compra integra um volume de investimentos de R$ 180 milhões, incluindo as obras de ampliação e dragagem.
 São R$ 160 milhões no terminal portuário e R$ 20 milhões no depósito de vazios, localizado em Porto Seco Pirajá.

O governador Jaques Wagner, que participou da cerimônia de inauguração, disse que o Porto de Salvador passa agora a ser referência nacional. “Estamos modernizando e ampliando muito a nossa capacidade. Isso atende as exigências do mercado e coloca a Bahia na frente, quando se fala em transporte marítimo”. Ele ressaltou também o aspecto ambiental do investimento. “Essas máquinas usam apenas eletricidade, não jogando o gás carbônico na atmosfera, o que corresponde a 26 mil árvores por ano, outro diferencial muito bom”.

Com os novos equipamentos, a utilização do espaço do terminal será otimizada, com ganho de 30%, possibilitando ainda o aumento da produtividade de carga e descarga, além da redução do custo do frete.
A capacidade de movimentação sai dos atuais 37 para 55 movimentos por hora. Isso representa estadias mais curtas dos navios, com redução de custos para o armador, aumentando a competitividade e a atratividade do Porto de Salvador.

Para o diretor-executivo do Tecon, Demir Lourenço, a capacidade está sendo duplicada, e vai atrair mais investimentos para o estado. “Hoje é um dia histórico para o Porto de Salvador.
 Passamos a integrar o hall dos terminais que podem atender os melhores e maiores navios do mundo, e isso não é pouco”.



Obras de ampliação

Além dos novos equipamentos para o transporte de contêineres, estão sendo feitas obras de ampliação no Porto de Salvador. Elas começaram em setembro de 2010, após a autorização para o aditivo do contrato com a Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba) e a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq).

Foi acrescentada uma área de 44 mil metros quadrados, totalizando 118 mil metros quadrados. Com o incremento no terreno, o berço de atracação chegou a 377 metros. Posteriormente, foi realizada a obra de dragagem ao longo do berço para uma profundidade de 15 metros, o que torna possível receber navios de maior dimensão.

AGECOM

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