domingo, 19 de outubro de 2008

Nova Ponte - Reedição de postagem em Agosto/08

Faz parte da história de Ilhéus às promessas para a construção de uma ponte ligando a ilha de Ilhéus ao Pontal havendo registros na história que no império, D.Pedro II e na república em 1950 com o Presidente Getulio Vargas e o tempo passou...! em 15 de agosto de 1966, foi inaugurada a Ponte de 330 m de comprimento em estrutura moderna para época de concreto protendido em obra realizada pela Odebrecht e que finalmente ligava a ilha de Ilhéus ao continente, no Pontal.
Estamos há 42 anos de sua inauguração e a cidade cresceu, se expandiu e vários bairros surgiram no continente lá pra as bandas do Pontal e continuamos ligados e reféns desse único meio de comunicação via terrestre entre o centro e o Pontal e outros bairros.
Daí ser sabido que Ilhéus precisa de uma Nova Ponte ligando o Centro ao Pontal; é sabido que a mencionada construção mudará todo sistema viário da cidade, inclusive em atendimento ao planejado crescimento decorrente do futuro funcionamento do Complexo Intermodal e da implementação de indústrias, crescimento do comércio, da construção do tão necessário Complexo Esportivo e outros investimentos e empreendimentos que ocorrerão inclusive na área turística, e em assim sendo atendendo critérios que permitam na baia do Pontal a instalação de uma Marina de nível Internacional é que dou a seguir:
A engenharia moderna exige um sistema mais durável, com boa proteção, bom monitoramento e inspeção seguindo rígidos padrões e nesse caso da nova construção de uma Ponte ligando a Ilha de Ilhéus ao Pontal será interessante projetos de pontes estaiadas, com sistema com estais VSL compostos de cabos de aço protegidos por capas de polietileno, evitando a corrosão além de ser mais resistentes e permitindo uma manutenção de custos reduzidos, inclusive com a substituição de cabos quando assim se fizer necessário, além de propiciar uma bela visão que ajudaria inclusive o belo postal da baia do Pontal.
Os entendidos afirmam que a ponte estaiada representa a união da tecnologia e da beleza e devido as suas vantagens técnicas e econômicas está difundida pelo mundo afora pelo que a titulo de elucidação dou abaixo algumas obras que merecem nomear para servir de parâmetro as opiniões dos futuros esboços de projetos da Nova Ponte de Ilhéus.
Ponte Sunshine SkywayFlórida – EEUUAno de construção 1986Comprimento total 695mVão principal 366mLargura 28,8mPonte Batam-Touton BridgeIndonésiaAno de construção 1997Comprimento total 644mVão principal 350mLargura 21,5mPonte Wadi LebanArábia SauditaAno de construção 1997Comprimento Total 768mVão principal 405mLargura 35m
Tudo isso sem mencionar a Ponte Estaiada recentemente inaugurada em São Paulo, maior, mais moderna, que além de se apresentar como um novo postal da Paulicéia é de enorme importância para o fluxo de tráfego da cidade.
A Nova Ponte ligando a ilha de Ilhéus (Centro) ao Pontal, deve ter uma altura condizente com a possibilidade do uso do canal marítimo com entrada de embarcações visando o funcionamento da Marina se essa obra se tornar realidade com investimento privado (A Marina).
Essa Ponte não teria colunas de concreto dentro do mar e estaria apoiada e sustentada por duas torres ao lado de cada cabeceira da ponte e/ou das margens da área a ser atravessada (partiria das areias do 2 de julho, próximo ao desaparecido restaurante O Velho Marinheiro rumo a lateral do Morro de Pernambuco (lado voltado para o oceano)).
Efetivamente a sugestão acima é uma idéia que caberia aos homens de engenharia de tráfego, arquitetos, engenharia civil, pessoal do meio ambiente, do turismo e da sociedade de Ilhéus discutirem o assunto e definir onde e em que estilo deve ser construída a Nova Ponte de Ilhéus.
É evidente que teremos que lutar junto ao governo federal e estadual para a realização dessa obra haja vista a Prefeitura de Ilhéus não dispor de condições financeiras para tal

Nenhum comentário: