sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Lula garante a Wagner obras do PAC na Bahia - Fonte DOE

Lula garante a Wagner obras do PAC na Bahia sem cortes de verbas. .
Presidente disse que não vai permitir a paralisação dos projetos contratados e iniciados no estado.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva garantiu ao governador Jaques Wagner, durante encontro no Palácio do Planalto, ontem, que apesar da crise econômica mundial vai manter as obras do PAC na Bahia sem nenhum corte.
O governador também esteve com a ministra Dilma Rousseff, chefe da Casa Civil da Presidência da República, examinando as obras de infraestrutura do PAC baiano.
Em seu gabinete, Lula confirmou ao governador que vai aproveitar sua visita à Bahia, terça-feira, para assinar convênio com a Secretaria Nacional dos Portos para os estudos que viabilizarão a construção do Porto Sul (off shore) em Ilhéus.
O novo porto será construído em alto mar e o governador disse ter certeza de que haverá condições para a autorização do licenciamento ambiental.
Parceria - O presidente assistirá a assinatura da primeira Parceria Público Privada (PPP) na Bahia para a construção do emissário submarino na orla de Salvador. Participarão da PPP a Caixa Econômica Federal, a Embasa e a empresa Jaguaribe.
Lula também adotará medidas para acelerar os preparativos da construção da Ferrovia Oeste-Leste.
A construção do trecho Ilhéus-Caetité terá um crédito especial suplementar no valor de R$ 332 milhões.
O investimento total para a construção da ferrovia é de R$ 4,8 bilhões, entre recursos públicos e privados.
Concessão pública - O equipamento, que visa possibilitar a articulação dos sistemas de transporte da região oeste do estado, terá uma extensão total de 1,5 mil quilômetros, sendo que mais da metade em território baiano.
A execução da obra ficará a cargo da Valec Engenharia, Construções e Ferrovias S/A e, quando tiver pronta, será administrada pela iniciativa privada, por meio de concessão pública. Investimentos - "Nenhuma obra de infra-estrutura as- sumida pela governo federal na Bahia vai parar por causa da instabilidade dos mercados internacionais", garantiu o presidente.
Lula disse ter certeza de que os investimentos das grandes empresas nacionais e internacionais também não irão cessar no estado. "O presidente disse que é importante a gente saber que o governo fará um importante esforço para não permitir que as obras contratadas e iniciadas sejam paralisadas", relatou o governador da Bahia sobre a conversa com o presidente Lula.

Nenhum comentário: