sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Ferrovia Oeste/Leste e outros Investimentos - Fonte DOE da Bahia

INFRA-ESTRUTURA
Proposta foi enviada pelo presidente Lula para o Congresso Nacional A construção do trecho Ilhéus-Caetité da Ferrovia Oeste-leste terá um crédito especial suplementar no valor de R$ 332 milhões.
A proposta foi enviada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para aprovação no Congresso Nacional.
Segundo dados do Ministério dos Transportes, o investimento total para a construção da ferrovia é de R$ 4,8 bilhões, entre recursos públicos e privados.
O equipamento, que visa possibilitar a articulação dos sistemas de transporte da região Oeste do estado, terá uma extensão total de 1,5 mil quilômetros, sendo que mais da metade em território baiano. A execução da obra ficará a cargo da Valec Engenharia, Construções e Ferrovias S/A e, quando tiver pronta, será administrada pela iniciativa privada, por meio de concessão pública. Para a secretária da Casa Civil, Eva Chiavon, a liberação dos recursos ­ por parte dos parlamentares ­ será fundamental para a implantação do equipamento que, aliado ao Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), contempla outras intervenções no estado, representa uma importante ação que viabiliza a infra-estrutura para o desenvolvimento da economia baiana.
Ela destacou também a sinergia entre os governos federal e estadual, que ela considera muito positiva para o estado.
Eva Chiavon disse ainda que a ferrovia ­ que está em fase de análises e estudos ­ é um anseio de todos Outros investimentos em obras
No mesmo documento encaminhado pelo presidente Lula ao Congresso Nacional há também a liberação de recursos para outras obras relacionadas à infra-estrutura de transportes na Bahia, num total de R$ 16 milhões.
Serão R$ 10 milhões para a construção do treos baianos, tanto da classe empresarial, quanto dos pequenos agricultores, uma vez que vai melhorar as operações logísticas e facilitar o escoamento de grãos, minérios, combustíveis e fertilizantes produzidos no estado.
Outras vantagens da construção do equipamento, apontadas por escho da BR-101 à BR-418, em Caravelas, no sul do estado, R$ 3 milhões para a instalação do contorno rodoviário de Candeias, na Região Metropolitana de Salvador, e outros R$ 3 milhões para a construção da passagem superior sobre a linha férrea em Alagoinhas, no litoral norte do estado. especialistas em economia e transportes, são o aumento da arrecadação do Estado, crescimento da produção agrícola, da competitividade dos produtos baianos para o mercado externo, dinamização das economias locais, redução de custos com logística e transportes e geração de empregos.
Trecho Ilhéus-Caetité: ferrovia terá extensão total de 1,5 mil quilômetros, mais da metade em território baiano

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