sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Mensagem aberta ao Prefeito de Ilhéus sr Newton Lima


Parte 1/2
Apresentação:
Sou um cidadão residente e domiciliado nesta cidade por opção e pensar grande faz parte do meu conceito de vida.
Não sou seu eleitor e pretendo agir de forma honesta e transparente, aplaudindo, criticando e opinando sempre com comentários voltados para o bem e o progresso de Ilhéus.
Preâmbulo
Em 2004 Valderico candidato a Prefeito teve como seu companheiro de chapa o Sr. Newton Lima, desconhecido nos meios políticos, e sem restrições e sem nenhum impedimento a sua candidatura. E Valderico foi eleito com 34.739 votos em grande vitória. O tempo passou e por razões sobejamente conhecidas foi cassado e o poder caiu no colo de Newton, que escolheu o trivial para governar a cidade até então totalmente desgovernada e abandonada e o feijão com arroz, deu o respaldo, para a vitória inquestionável no pleito de 2008, que apresentou os seguintes dados:
Número de eleitores: 126.567
Votos brancos, nulos e abstenções : 37.706, equivalente a + ou – 29,80% dos eleitores
E com a seguinte votação para os candidatos a Prefeito:
Newton Lima 53.777 votos ou 60,52% ( 40-PSB);
Dr Ruy Carvalho 27.373 votos ou 30,80% (13- PT);
Dr Espírito Santo 3,612 votos ou 4,06% (25-DEM):
Cacá(Carlos Machado) 3.142 votos ou 3,54% (22-PR);
André Luis 957 votos ou 1,08% (50-PSOL)
A quantidade de votos brancos, nulos e abstenções, demonstram que o eleitorado indeciso não foi conquistado pelos candidatos por erro de avaliação, por incompetência, por falta de discernimento e/ou por desinteresse dos eleitores ou por falta de politização ou ainda analfabetismo.
E a bem da verdade o candidato Newton Lima, eleito Prefeito, não apresentou Programa de Governo, nada prometeu, pois em sua avaliação o povo de Ilhéus na maioria das vezes não ousa nem a pensar quanto mais exigir e daí em seu conceito não precisaria comparecer a debates e ter o perigo de se degastar perante ao eleitorado que considerou acertadamente na mão.
Responsabilidade do Cargo
O Sr. Newton Lima tem a responsabilidade a partir de 1º de janeiro de 2009 infinitamente maior do que a de agora, pois foi escolhido pelo povo de forma consagradora e terá que começar a planejar este município de forma a tirá-lo do atraso, da inércia, da cidade do já teve e buscar junto às autoridades governamentais do estado e da união o respaldo para retirar as travas que impedem o seu progresso.
Alerta
Consta dos projetos do PAC para a Bahia dentre tantas outras obras a Infra-Estrutura Logística e Estratégica da construção de um novo Aeroporto em ação preparatória, com verba já aprovada para seu projeto e que dará a Ilhéus a condição de internacionalizar os vôos para esta região, haja vista a pista que terá a dimensão de 3.000 metros ou 3 km, além dos outros requisitos para bem servir aos que usarem de seus serviços, e tudo isso amparado pelo sistema alfandegado;
Ferrovia Oeste/Leste (leia postagem de pensargrande de 13/09/08 com o titulo: Ferrovia Oeste/Leste) em ação de estudos e preparação de licitação que ocorrerá no final deste mês de outubro e com inicio das obras previstas para janeiro de 2009 e conclusão em julho de 2011 e mais o Porto Sul, que juntos integram o Complexo Intermodal, ponta de lança do desenvolvimento que terá que aportar a esta região de tantas necessidades e carências.
A baboseira vai reiniciar, com os atrasados de Ilhéus, com o velho discurso que o turismo no litoral sul da Bahia é o marco do desenvolvimento sustentado da região.
Como piadistas ficarão desempregados, como desempregados já estão os trabalhadores avulsos que laboravam no porto de Ilhéus e que hoje estão esperando ver navios.

Nenhum comentário: