terça-feira, 14 de outubro de 2008

Porto Sul ( integrante do Complexo Intermodal)



Porto Sul em Ilhéus ( Componente do Complexo Intermodal)

É nosso propósito levar ao leitor a fazer uma avaliação do que será o Porto Sul e para tanto nada mais justo de que fornecer dados sobre a grandeza do Porto de Suape em Pernambuco considerado como o 2º do país em condições de serviços e como alavancou o progresso na região com milhares de empregos diretos e indiretos.
Dados sobre o Porto de Suape
Canal de acesso tem 5.000 metros de extensão por 300 de largura e 16,5 de profundidade e conta com:
Porto Externo – Porto interno – Terminais de granéis líquidos – Terminal de Contêineres e cais de múltiplos usos.
Pode atender navios de até 170 mil tpb e calado operacional de 14,50 metros;
Opera navios nos 365 dias do ano, sem restrições de horário de marés, dispõe de um sistema de monitoração de navios a laser, com condições técnicas nos padrões dos portos mais importantes o mundo e movimenta 5(cinco) milhões de toneladas de carga por ano (granéis líquidos, óleos vegetais, produto químicos, álcoois, derivados de petróleo, etc com mais de 80% de movimento de carga conteineirizada.
Tem sistema de 4ª geração full containeres, que transfere cargas de um navio para outro, etc.
Complexo Industrial
Em estrutura adequada, construída para tal fim existe mais de 100 empresas no Complexo industrial, inclusive estaleiro naval com previsão de entrega da primeira embarcação até 2010, com proteção ao meio ambiente e é considerado como o mais completo pólo para localização de negócios industriais e portuário do nordeste brasileiro e figura como um centro concentrador e distribuidor de cargas.
É dotado de uma grande infra-estrutura, pois é interligada a rodovias, ferrovias, energia elétrica, gás natural, água e tudo que possa se imaginar a um grande porto com requisitos internacionais.
PORTO SUL
Complexo Intermodal Porto Sul, será construído numa área de 1.771 hectares na localidade de Ponta da Tulha no sentido Ilhéus – Itacaré( envolverá Porto, Ferrovia, Hidrovia, rodovia e Aeroporto).
O Porto Off Shore, com linha costeira preservada com atracação a 3 km de distância da praia, com tratamento integral de resíduos com alta tecnologia, formação de cinturões verdes com espécies nativas,com elevada eficiência, baixo custo operacional, modelagem regulatória, jurídica e institucional atualizada, total observância as leis ambientais, evitando todos os impactos na região, todo equipado com o que existe de mais moderno para um perfeito funcionamento, sendo inclusive considerado como um dos mais modernos do país.
O Porto Sul receberá através da Ferrovia, granéis, com predominância de grãos, minérios, biocombustiveis produzidos nas regiões oeste, sudeste e sul da Bahia e na importação receberá fertilizantes, derivados de petróleo e daí através da Ferrovia Oeste/Leste escoará para as regiões acima citadas e para o interior do Brasil.
Além de tudo acima enunciado oferece oportunidades de buscar parcerias com empresas mineradoras, Siderúrgicas, Celulose e papéis, terminal de Conteiners,etc.
Sua movimentação de exportação de minério de ferro é estimada em 25 milhões de t ano.
Esse Porto representará um eixo importante para o desenvolvimento de Ilhéus e de toda região, será a solução para o gargalo nos principais portos baianos e certamente ainda será de imensa utilidade para o Centro Oeste brasileiro.
Será efetivamente um grande gerador de empregos em todo seu complexo(estimado inicialmente em 10.000), bem como em todos outros negócios que se firmarão em seu entorno.
Os recursos são oriundos dos governos federal e estadual, conforme fartamente noticiado na Intermodal South América 2008, e com parceiros já anunciados com investimentos do grupo Wilson Sons, um dos maiores operadores integrados de logística portuária

Um comentário:

Claudia disse...

Ja estamos acabando con o mundo. Gastando tempo e energia para criar "grandes" projetos como este, so para dineiro... sendo que o que esta ai agora ja é o que tem de mas perfeito.