Em 2003 foi elaborado pelo DERBA um Estudo de Pré-Viabilidade da construção da Ferrovia Leste/Oeste, que na época tinha um custo estimado de R$1.535 milhões e era dividido em dois trechos, a saber:
Trecho para recuperação com 637 kms e Trecho Novo com 575 km e isso fazia parte da Revitalização do Sistema Ferroviário na Bahia, que como todos esclarecidos sabem trata-se do meio de transporte mais barato e seguro.
No estudo da Revitalização acima aludido havia outras ferrovias mais que no momento não é o assunto que trataremos.
O importante é que o assunto já foi debatido, já aprovado pelo Congresso nacional, e hoje em estágio de preparação para licitação e inicio das obras de 2009.
Veja postagem em 14/08/08 em pensargrandeilheus.
Essa ferrovia é uma articuladora de interesses sociais, econômicos, ambientais e a interação da ferrovia com o porto e aeroporto, formando o Complexo Intermodal servirão como alavanca para o desenvolvimento da Bahia, possibilitando certamente uma sociedade melhor.
Tecnicamente é a ligação mais adequada e mais indicada para concorrer com as alternativas da Norte-Sul e Sudeste.
No atual projeto Público – Privado a parte baiana da ferrovia seria do Porto Sul a Caetité, com 550 km e daí a Luis Eduardo com 470 km.
O trajeto com poucas rampas com 1.500 km iria de Ilhéus – Brumado – Ibotirama – Barreiras – Luis Eduardo (na Bahia) a Alvorada (TO).
A ferrovia que interliga a Oeste/Leste, saindo de Boqueirão da Esperança na fronteira do Brasil com o Peru, passava por Cruzeiro do Sul, Rio Branco, Porto Velho, Vilhena e daí para Lucaia do Rio Verde (MG) e a partir daí um ramal vem para Ilhéus no trajeto já mencionado acima e outro ramal para o Norte do Rio de Janeiro, conforme projeto já aprovado pelo Congresso nacional.
É importante que se afirme que é ferrovia de interesse nacional e que integra o Brasil de Oeste /Leste, nos colocando em posição de ligar o Atlântico ao Pacífico (Brasil e Peru, respectivamente).Essa ferrovia é componente do Complexo Intermodal que alguns não querem que se concretize Deus lá sabe quais as razões
Tudo leva crer que já tem gente tomando juízo, pois as obras de Infra- Estrutura não sofrerão cortes no programa do governo do Presidente Lula e do Brasil enquanto outros tipos de investimentos só o futuro dirá.
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