sábado, 6 de setembro de 2008

Futebol e outros esportes na Bahia


Há muito tempo tenho dito que o futebol da Bahia é muito fraco, e que o Campeonato baiano não é parâmetro para um confronto a nível nacional, em qualquer divisão:

Na 1ª divisão o Vitória começou a declinar seu futebol e já tem algumas partidas que não consegue fazer gol;

Na 2ª divisão o Bahia é um vexame e segundo meus cálculo feitos há muitas rodadas a sua classificação ficaria entre a 8ª a 14ª colocação, a menos que um fato completamente inusitado ocorresse, com contratações de jogadores de nível e com o incentivo maior que é salários em dia;

Umas perguntas: adiantou a substituição de Arthurzinho? Quando Roberto Cavalo vai ser sacrificado?

A verdade é uma só: com essa diretoria tudo vai permanecer igualzinho, não importa o período em que estejamos vivendo.

Na 3ª divisão os clubes da Bahia foram uns fiascos só, culminando com o Itabuna sendo goleado por 5 X 0 pelo ASA.

Falar mais o que? A imprensa profissional da Bahia continuará defendendo essa mediocridade que envergonha a todos nós no afã de manter essa vida vegetativa do futebol.

Na Bahia não existe apoio aos Esportes, pois não há Ginásios com quadras oficiais, Piscinas Olímpicas, Pistas de Atletismo com pisos emborrachados, Escolas de Educação Física, e tantas outras necessidades para transformar os esforçados e dedicados atletas com condições de competitividade contra os outros centros do país.

E todos sabem que o Esporte, junto com a educação, propicia a saúde, o bem estar social e a cultura, um dos fatores primordiais para o desenvolvimento de um povo e de uma nação.

O Governo do Estado dentro de suas possibilidades tem prestado ajuda ao futebol com o programa “Sua Nota Vale um Show”, tem construído pequenos ginásios no interior e Piscinas de 25(a Olímpica tem 50m), o que é muito pouco para um Estado que levou muitos anos sem ter nada.

É de se louvar o empenho do Governo do Estado para a entrega do novo estádio de Pituaçu, que de esquecido será por algum tempo um dos principais estádios da Bahia. É importante questionar que das promessas feitas no sistema viário que levaria os torcedores a bela praça esportiva, não há comentários sobre a passarela ligando Pituaçu ao CAB, nem o novo viaduto que seria construído e entregue ao uso público, bem como a abertura de mais uma faixa de tráfego até as imediações da UCSAL e também não se está comentando a implantação e funcionamento do Placar Eletrônico e as cadeiras nas arquibancadas. Com a palavra a Conder e a imprensa de Salvador.

Faço questão de poder aplaudir entusiasticamente todas as obras que beneficiem a população da Bahia.

Nenhum comentário: