Minério de Ferro - Ferrovia - Porto Sul e exportação
O empresário João Cavalcanti,uniu-se a americanos e ingleses e em parceria vão explorar jazida de ferro entre Ibipitanga e Tanque Novo( já comentei sobre o assunto - em área que envolve cinco municípios) e teve sinal verde do Ministro Sérgio Passos (Transportes) para a construir 100 km de ferrovia que se conectará com a linha Oeste/Leste, a qual será o caminho para o Porto Sul por onde a partir de 2015 será exportado o minério concentrado.
O investimento é estimado em US$2,5 Bilhões, causando grande impacto na Economia da região.
Enquanto isso...
Lá e cá obras faladas, comentadas,elogiadas,aplaudidas,não conseguem sair das promessas,em razão de órgãos do próprio governo travar suas realizações.
Vou exemplificar algumas situações:
O atual transporte marítimo entre a Ilha de Itaparica e Salvador, deficiente, precário e irritante ainda tem como fato negativo a lerdesa de órgão competente em desatar o nó.
Os balizadores (dolfins) de concreto, revestidos de madeiras para o acostamento dos Ferry em Bom Despacho, estão sendo destruídos pelos atritos e pancadas com as embarcações em seu processo de atracamento,causando também avarias nessas últimas,pois os senhores donos do poder ambiental já levaram mais de quatro meses para a liberação das obras e nada.
Isso é aceitável e/ou há outras razões?
Em Agosto de 2010 o governo do Estado colocou a disposição R$6,5 milhões para melhorias da estrada que liga Belmonte a Canavieiras, inclusive com seu encascalhamento e em Setembro o IBAMA paralisou as obras.
Vale afirmar que usando outro caminho a distancia do percurso chega a 200 km.
Isso é aceitável ou há outros interesses em jogo?
Uma futura grande obra com seu resultado adiado.
E o resultado da Proposta de Manifestação de Interesses do Sistema Viário do Oeste que estava anunciado para ser divulgado no mês em curso e que tem como seu grande estandarte a Ponte Salvador a Itaparica só será conhecido em Setembro próximo, apesar da vontade e empenho do governador Wagner.
Os concorrentes são: Planos Engenharia e o Consórcio OAS/Odebrecht.
Imagine quando depender de determinados órgão, que lenga lenga vai acontecer?
Ainda bem que o governador está empenhado e em defesa de sua realização.
Estou ao lado do governo, pois ouso a pensar grande.
Nenhum comentário:
Postar um comentário