Uma comitiva do governo chinês, ligada à empresa estatal AVIC XAC-IEC (Aviation Industry Corporation of China), um dos maiores grupos industriais do mundo, está visitando a Bahia para conhecer melhor os projetos do governo estadual nas áreas de infraestrutura e energia. Na manhã de ontem, os executivos estiveram na Secretária do Planejamento (Seplan), onde o secretário Zezéu Ribeiro apresentou os principais projetos estruturantes em curso no estado.
Com a segunda maior malha rodoviária do Brasil em extensão, perdendo apenas para Minas Gerais, a logística de transporte da Bahia, observou Zezéu Ribeiro, se projeta para um complexo intermodal, integrando rodovias, ferrovias, portos, aeroportos e gasoduto. Nesse contexto, apontou o secretário do Planejamento, estão importantes obras, como a Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol), Porto Sul e a Ponte Salvador-Itaparica.
O CEO (Chief Executive Officer) do grupo, Martino Schiera, explicou que o objetivo da visita à Bahia é conhecer melhor os projetos em desenvolvimento para identificar em quais é possível firmar parcerias entre os governos baiano e chinês. Após conhecer os projetos nas áreas de infraestrutura e energia, os integrantes da comitiva demonstraram otimismo em relação a possibilidade de consolidar futuros contratos de cooperação.
Além da vasta experiência na construção de estruturas de transporte hidroviário, como pontes e túneis subaquáticos, os chineses destacaram seu domínio tecnológico em outras áreas, a exemplo de equipamentos para produção de energia eólica e de energia fotovoltaica, além do setor de telecomunicações. Neste último, exemplificou Schiera, a China Mobile tem a experiência de uma plataforma de 600 milhões de usuários. “Temos a tecnologia mais moderna do mundo. Temos muito o que contribuir para o desenvolvimento da Bahia”, enfatizou Schiera. Além dele, integraram a comitiva Zhao Baogang, Mu Haitao, Tian Kai e Elena Schiera.
A AVIC XAC-IEC é um grupo industrial criado em 1949 para a construção de aviões militares. Hoje, a empresa fabrica, além de aviões, trens, caminhões, ônibus e atua no setor aeroespacial com lançamento de satélites.
Nenhum comentário:
Postar um comentário