quarta-feira, 29 de julho de 2009

PMDB e nossas necessidades.


Desde 1966 até 2009 é o partido aliado ao poder, embora sem um líder nacional de expressividade, que possa ganhar uma eleição maioritária sem coligações.
De símbolo da luta pela Democracia a um partido que parece uma torre de Babel, o partido que engoliu Brasília e em nossa opinião LULA está demorando muito de agir.
O PMDB é o partido com a maior quantidade de vereadores, tem as maiores bancadas nas assembleias legislativas estaduais, respeitável bancada na Câmara dos Deputados e no Senado, a maioria dos governadores(nove) e para completar tem em mão a presidência da Câmara e do Senado.
Dos Ministros de LULA, o PMDB possui seis em posições de alta importância e com recursos para administrar suas pastas com realizações de peso.
Os Ministros do PMDB por ordem alfabética são:
Agricultura - Reinhold Stephanes com recursos de 7,7 Bilhões;
Comunicações - Helio Costa, com recursos de 6,2 Bilhões;
Defesa - Nelson Jobim, com recursos de 52,3 Bilhões;
Integração Nacional - Geddel,com recursos de 14,7 Bilhões;
Minas e Energia - EdisonLobão com recursos de 80Bilhões;
Saúde - Temporão com recursos de 59,6 Bilhões.


Afora tudo isso, vários nomes ligados ao partido comandam vários órgãos de muita importância nas decisões governamentais brasileira.
Fiel da balança ou sigla negociável na dependências das necessidades de comando do próprio partido?
Se fosse realmente um partido coeso, único, com uma bandeira idealista, não teria nada para ninguém; entretanto é uma tremenda colcha de retalhos e como em anos anteriores bifurcou em seus ideais para não perder o poder que alias sempre está com o PMDB.
Como lembrete o PT tem atualmente cinco governadores de estados brasileiros que são:
Binho Marques ( Acre) - Jaques Wagner (Bahia) - Ana Júlia( Pará) - Wellington Dias (Piaui) - e Marcelo Déda (Sergipe).
Desses estados o de maior população e de maior colégio eleitoral a Bahia é de importância vital para o desempenho do partido nas eleições de 2010, pois é também o quarto colégio eleitoral brasileiro e onde o PT conquistou sua maior vitoria.
Daí independente do fator politico é de bom alvitre imaginar que os erros de avaliação terão que ser corrigidos para que o retorno nas urnas sejam compensadores e a exemplo do acerto ou combinação entre o governador Wagner e o prefeito João Henrique de que as carências de Salvador sejam tratadas de forma que os interesses pessoais e partidários não atrapalhem a capital, é uma prova de maturidade politica e de que o interesse do povo está acima de tudo.
Esperamos que o Ministro Gedel, aceite de bom grado ajudar o deslanchar do PAC de interesse de LULA e que ajudará em muito Salvador, Ilhéus e a Bahia, pois obras como o Metrô, Via Expressa, Complexo Intermodal tem que ser o estandarte das realizações do governo da União.
A titulo de lembrança foram escolhidas quatro capitais do nordeste dentre as doze sedes escolhidas para servirem de palco para a Copa de 2014, e as cidades contempladas foram Salvador(2.948.733 habitantes) - Fortaleza (2.473.614 habitantes) - Recife ( 1.549.980 habitantes) e Natal (798.065 habitantes) conforme censo IBGE de 12/2008.
E aí lembramos que: em Fortaleza e Salvador estão sendo construídos Metrôs, dos quais o de Fortaleza terá uma extensão de 24,1 km, com conclusão estimada para 31/12/2011.
Ressalte-se que a obra se encontra em questão na Justiça, pois a empreiteira suspendeu a obra e se a pendência não for resolvida com brevidade por interesse público o prazo não será cumprido.
Quanto ao de Salvador com extensão total de 12 Km, encontra-se em andamento no percurso da Lapa a Rótula do Abacaxi( com 6 Km) com previsão de conclusão em 2010, após vários adiamentos.
Os outros 6 Km da Rótula do Abacaxi a Pirajá ainda não foram licitados; muito embora o Ministro Geddel tenha afirmado mais de uma vez existir verba garantida, chegando a prometer a liberação de recursos( obra do PAC) e que sua conclusão é prevista para 2011. É evidente que essa obra tem que sair da prancheta, da conversa fiada e já.
Urge que a politica não esteja acima dos interesses da população e do estado e que LULA com sua autoridade de Presidente da República faça cumprir o prometido e inclusive fortalecendo seu governador do PT, onde o partido realmente representa sua maior força.

Um comentário:

Anônimo disse...

Lula está igual a jogador fora de forma técnica e fisica, está cometendo sucessivos equivocos tais como:
Antecipar acordo com o Paraguai quando o contrato firmado terminaria em 2023;
Apoiar o agonizante politico Sarney, quando todo povo está tendo conhecimento das grandes irregularidades cometidas na gestão de sua Presidencia;
Aumentar a Bolsa Familia e não atender ao pleito dos aposentados e pensionistas que percebe, valor superior a um Salário Minimo;
Não soltar os recursos do PAC para seus aliados como o governador petista Wagner.
Acorda presidente você está se transformando em figura maior que o próprio partido e isso é ruim como é desastroso o PMDB ser o fisiologismo que é.
Tenha dó Lula, assim adeus 2010.