Volto a abordar o assunto com o intuito de fornecer mais elementos das necessidades de Ilhéus da construção do Porto Sul.
Conforme dados apanhados no site da CODEBA, dou em rápidas linhas alguns elementos elucidativos sobre o atual Porto do Malhado:
Tem 10 metros de profundidade(32,80 pés) possui dois pátios para carga geral e contêineres, sendo o primeiro com 8.000 m2 e capacidade de até 20.000 t e o outro com 12.520m2 e capacidade de até 1.000 TEUS.
As mercadorias mais movimentadas são:
Exportação : Soja, Derivados de Cacau, Sementes de Algodão e Carga Geral;
Importação : Amêndoa de Cacau, peças industrializadas e Carga Geral.
Estava previsto uma movimentação de carga de 1 milhão de toneladas para o ano de 2008; entretanto por razões do conhecimento de todos, as exportações de Soja vem sendo realizadas por outros Portos, assim como outros produtos, o que estabeleceu uma queda sensível na movimentação de cargas, que apresenta os seguintes números conforme os dados colhidos de
Relatório da CODEBA.
De 01/01/2008 a 30/09/2008 a movimentação de cargas no Porto do Malhado em Ilhéus tem os seguintes registros em tonelagem:
Carga Geral 65.613 (Importação) - 11.974 (Exportação);
Granel Sólido 0 ( Importação) - 160.984 (Exportação);
Total Geral 238.571 (Importação e Exportação)
Quantidade de Navios Aportados em 2008( De janeiro a setembro) 15
É efetivamente números ridículos e que levando em conta o ano de 2007 com a movimentação de 756.246 T, a queda é de causar espanto e apreensão.
A titulo de informação e a bem da verdade não estamos procurando culpados e sim justificar da necessidade que as obras que estão paralisadas tenham continuidade e que realmente se concretize a grande construção do Porto Sul, componente do Complexo Intermodal.
Segundo comentários a movimentação de exportação está sendo realizada em navios de grande porte visando inclusive o barateamento dos custos de transportes e outros e essas embarcações não tem condições de aportarem ao Porto do Malhado haja vista a profundidade de seu cais.
O Porto Sul que tem a previsão de movimentar milhões de toneladas de cargas, inclusive de minérios será inevitavelmente a saída para que tenhamos um equipamento de âmbito internacional até porque 95% das exportações usam o transporte marítimo.
Ainda a titulo de curiosidade em 2007 aportaram o Porto do Malhado 37 navios em cruzeiro marítimo, pelo que pergunto e esse anos até esta data quantos navios atracaram em Ilhéus?
Com a palavra todos aqueles que possam opinar com a intenção de somar pró Ilhéus.
Esperamos que a história seja mudada e não fique"Tudo como dantes no quartel de Abrantes"
Nenhum comentário:
Postar um comentário