E o novo aeroporto de Ilhéus...que será próximo a rodovia de Ilhéus a Itabuna
A verdadeira história, mudando o cenário por pressões ou vantagens reais de uma nova conceituação do espaço territorial a ser ocupado visando à idéia progressista de uma região metropolitana abrangente aos municípios de Ilhéus e Itabuna, teve uma escolha inicial, modificada visando atender interesses principalmente das duas cidades acima referendadas e por óbvias razões com envolvimento geográfico, econômico, político e financeiro, em razão da última decisão conhecida baratear os custos dos investimentos.
Desde o anúncio do Complexo Intermodal (constituído de Aeroporto, Ferrovia, Rodovia e Porto) que se estabeleceu prioridade para permitir que a região pudesse auferir um desenvolvimento sustentável e que inclusive tivesse interação com a natureza.
Voltando no tempo, estacionamos em 2007.
Em Agosto, o Estado da Bahia anunciou novo aeroporto em Ilhéus, as margens da rodovia de Ihéus a Itacaré, nas proximidades do km 11, inclusive na época já aprovado pela ANAC e em processo de levantamento de uma área para a desapropriação com investimentos estimados de R$155 milhões.
Em novembro, foi noticiado que Sérgio Gaudenzi presidente da Infraero tinha assinado em 29.10 termo de cooperação entre o governo da Bahia e a Infraero para a construção do novo aeroporto de Ilhéus, com a destinação de R$5 milhões para o projeto executivo e R$150 milhões como aplicação de recursos para a consumação das obras.
Um salto no tempo e chegamos em 2010 e o novo aeroporto tinha um projeto preliminar
Com duas (2) pistas de 3.000 metros cada uma, moderna e confortável estação de passageiros, galpões para cargas, adequações no sistema viário de acesso a região, implantação de serviços de fornecimento de água, tratamento de esgotamento sanitário, energia elétrica, sistema de comunicação de ponta e uma rede de hotelaria em suas proximidades. Enfim, aeroporto alfandegado de primeira linha e com noticias de que a Infraero em fase embrionária do projeto providenciou os meios para a elaboração do EIA-RIMA.
No mesmo ano em reunião no Centro de Convenções de Ilhéus, representante da Infraero informou que o projeto estava mantido, mas inicialmente seria construída uma pista de 1.750m de extensão por 45 metros de largura e no futuro seria ampliada para 3.000m conforme projeto e a segunda pista quando se fizesse necessária (A conversa foi mais uma vez mudada).
A Infraero publicou Edital de licitação para elaboração do Estudo de Impacto Ambiental (EIA RIMA) e do Plano Diretor do Aeroporto e que até o final de Agosto de 2010 as propostas seriam entregues e também estava em curso os ajustes para a desapropriação do sitio aeroportuário.
Em 2011
A Infraero iniciou os trabalhos de Estudos de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental (EIA-RIMA) e da elaboração do Plano Diretor para o novo Aeroporto de Ilhéus- BA, que será construído e administrado pela Estatal. Os trabalhos tiveram inicio no começo do mês. A Infraero investirá R$1,96 milhão na elaboração do EIA-RIMA e R$258 mil no Plano Diretor.
Nesse momento as ações de incorporação, planejamento e projeto somam R$19,5 milhões e o novo aeroporto inicialmente previsto em R$150 milhões passou a ter um custo estimado em R$300 milhões.
Na época a obtenção da licença ambiental prévia e a aprovação sairiam até Setembro de 2011 e a elaboração dos projetos básicos e executivo da primeira fase de construção era previstos para entre janeiro a agosto de 2012.
E as obras deveriam ter inicio em janeiro de 2013. Em termos comparativos o atual Aeroporto Jorge Amado tem 739.000m2 e o sítio aeroportuário escolhido pelo IAC (Instituto de Aviação Civil (DAC) do Comando da Aeronáutica tem cerca de 8.500.000m2.
Em primeiro momento seria uma pista de 2.000m (cada momento uma informação diferente, que causava uma grande inquietação e falta de credibilidade nos órgãos do governo federal).
A pista do atual aeroporto tem 1.577m e é bom lembrar que a pista do Jorge Amado teve uma redução de 110 metros, item incluído nos 65 obstáculos a ser solucionado para seu funcionamento como, por exemplo, a demolição de um andar de um Hotel no entorno da única pista do aeroporto.
O município de Uruçuca festejava o futuro aeroporto que distaria da cidade em torno de 40 km e no momento a mudança de local elevaria a distância para aproximados 100 km, fato que causou uma grande decepção.
O Secretario da Casa Civil do governador Wagner, o deputado federal Rui Costa garante de que a modelagem agora prevista de parceria pública privada (PPP) na construção do novo Aeroporto em área por trás da UESC e CEPLAC tem como estandarte e chamariz o atual Aeroporto com sua área de 739.000 metros quadrados, em região de altíssima valoração, que ficaria como elemento de permuta de posse da empresa ganhadora da licitação em cuja área poderia ou poderá ter construído um grande Shopping atrelado a Condomínio residencial de alto luxo e também com Torre comercial, com escritório de advogados, contadores, economistas, dentistas, médicos, e profissões da saúde, como fisioterapeutas, laboratórios e afins.
Um fato real e que não passa despercebida é o empenho do governador Wagner em extremo esforço para recuperação da economia de toda a região.
Recentemente aconteceram entrevistas do secretário da casa civil do governo Wagner, o Deputado Rui Costa, pelo que recomendo ao leitor pesquisar no site otabuleiro, pela excelênte reportagem escrita e falada na emissora do bairro da Conquista.
2 comentários:
Quem mais ganha com isso,como sempre é Itabuna!
Quem mais ganha com isso,como sempre é Itabuna!
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