domingo, 21 de julho de 2013

O que tem sido feito e o que vai ser realizado na saúde da Bahia

Para principio de conversa você sabe alguma coisa sobre "Educação Permanente para Controle Social e Gestão Democrática e Participativa do SUS"? 
Tem certos homens da mídia que deveriam procurar se esclarecer sobre o assunto antes de fazer comentários que não representam a verdade no que concerne a saúde no pais e em nosso estado especialmente.

Vou tentar em poucas linhas mostrar o que tem sido feito e o que vai ser realizado na saúde da Bahia, no período do governo Wagner com Solla como seu secretário da Saúde.

E para tanto desde a Revolução Silenciosa, quando foram registrados inúmeros beneficios com as realizações estruturais com a entrega de hospitais como o do Subúrbio em Salvador, o da Criança em Feira de Santana, o de Santo Antonio de Jesus, o de Juazeiro e o de Irecê e de ampliações,reformas e requalificações em outras unidades,as ações não pararam e hoje estão sendo construídos o HGE-2 em Salvador e o Hospital da Chapada em Seabra,ampliando o Roberto Santos em Salvador e o Prado Valadares em Jequié,além da transformação por que passa o PAM-Roma para hospital de Urgência e Emergência que deve ficar pronto ao final deste ano,dispondo de 130 leitos.

E tem muito mais com a licitação em andamento o HGLVF em Ilhéus,será ampliado com a construção de um novo Pronto Socorro e requalificado em parte de suas outras dependências e ainda este mês conforme a excelente entrevista do Secretário Solla ao Bahia Noticias sai o Edital da reforma e ampliação da Emergência do Clériston Andrade em Feira de Santana e do Hospital de Base de Vitoria da Conquista.

Ainda este ano sai o Edital do Novo Hospital da Costa do Cacau, que será construído a margem da estrada de Ilhéus a Itabuna.

Na Bahia foram construídos em torno de 1.000  postos de saúde, dos quais 600 com recursos do governo do estado e 400 com recursos do governo federal. Nos últimos seis anos (período Wagner/Solla), mais de 1,3 mil novos leitos,triplicou o número de leitos de UTI, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) foi levada a quase 80% da população do estado.
Tantas outras ações já comentadas que vou para não me alongar muito lembrar de que por iniciativa governamental a Bahia que com D.João VI,tinha ganho uma Escola de Medicina em Salvador, no Terreiro de Jesus, próximos as quatro igrejas famosas e pontos de atração turística de nossa capital  vai  até 2014 começar o curso de medicina da )
01-(Universidade) Federal do Recôncavo, em Santo Antonio de Jesus;
02-o da Federal Sul em Teixeira de Freitas;
03- de Federal do Oeste em Barreiras;
04-Federal do vale do São Francisco em Paulo Afonso;
05- da Federal em Vitoria da Conquista e o da;
06- Universidade luso-afro-brasileira, são efetivamente uma goleada 6 x 1 (seis nos governos Dilma/Wagner, com Solla como Secretário da Saúde, contra um nos idos tempos do Brasil colonia, autorizado por Dom João VI.

Está nas previsões  até 2014 algo em torno de 1.200 novos postos de saúde ,além de reformar e recuperar quase toda a rede.

Sobre a contratação de médicos de outras nacionalidades o governo sabe o que é o melhor para o Brasil, pois hoje temos mais vagas de que profissionais para ocupa-las e no mundo globalizado não é nenhuma novidade a contratação desses profissionais pois países de primeiro mundo como EUA, Inglaterra e Canadá, tem respectivamente 20%,25% e 30% de médicos formados no exterior, enquanto no Brasil são 1,7%, dos quais 2/3 são de brasileiros que formaram fora do país.

Uma coisa é fato o médico estrangeiro não vai tomar lugar do médico brasileiro vai ajudar a disponibilização de ter médico onde hoje não existe.


Nenhum comentário: