Zezéu Ribeiro debate projetos estratégicos com ministros Sul-Americanos
Selecionar projetos prioritários de integração sul-americana é uma das pautas do encontro desta quarta-feira (30), em Brasília, do Conselho Sul-Americano de Infraestrutura e Planejamento (Cosiplan), que reunirá ministros de doze países. Na oportunidade, o secretário do Planejamento da Bahia, que também é presidente do Conselho Nacional de Secretários de Planejamento (Conseplan), Zezéu Ribeiro, será um dos interlocutores brasileiros junto ao Cosiplan, a fim de garantir investimentos estratégicos no corredor Oeste-Leste brasileiro.
De acordo com Zezéu, “a falta de corredores na altura da região nordestina, parte do Centro-Oeste e Norte do Brasil significa a continuidade da dependência dos fluxos articulados por outras regiões”. Zezéu destaca ainda que “a falta de investimento pode inibir a capacidade de atração destas regiões, mantendo-as como áreas com baixa dinâmica econômica e com baixos indicadores de desenvolvimento social”, afirma.
Desenvolvimento
A materialização desse tratamento diferenciado para as regiões mais debilitadas de investimento, ou seja, o Norte, Nordeste e parte do Centro-Oeste, será consolidada no Plano de Ação Estratégica 2012-2022 do Cosiplan e nas ações de Integração da Infraestrutura Regional Sul-Americana (IIRSA).
Segundo Zezéu, a iniciativa para a IIRSA tem por finalidade a promoção do desenvolvimento da infraestrutura de transporte, energia e comunicações, de forma sustentável e equitativa, através da integração física destes países. A expectativa é que a Ferrovia Oeste-Leste, que sairá das proximidades do município de Ilhéus, na Bahia, possa chegar até o Peru.
Nenhum comentário:
Postar um comentário