sábado, 19 de novembro de 2011


Metrô até Pirajá receberá mais R$560 milhões
 
Lílian Machado REPÓRTER - Tribuna da Bahia
 Enquanto a presidente Dilma Rousseff (PT) e o governador Jaques Wagner (PT) destacavam os investimentos na mobilidade num sistema integrado de transporte metropolitano, com projeto de abranger Salvador e Lauro de Freitas, que engloba a linha 2 do metrô, passando pela Avenida Paralela, o chefe da Casa Civil da prefeitura de Salvador, João Leão (PP) revelava nos bastidores à imprensa em que situação se encontrava a linha 1 – entre a Lapa e Acesso Norte. 
 
Segundo João Leão, já foram assegurados também pela União R$ 560 milhões para a construção do tramo 2 da linha 1– ligando a Rótula do Abacaxi à Estação Pirajá. Segundo ele, a obra será tocada pelo Consórcio Metrosal. 
 
“Demos entrada no trabalho feito pelo Exército de orçamento e licitação”, citou.  Ainda conforme Leão, que não escondia a satisfação, o primeiro tramo da linha 1 com seis quilômetros – que teve uma construção arrastada por mais de dez anos e muitos impasses  - está quase pronto e irá passar por testes a partir do próximo mês. 
 
Desse recurso, conforme o chefe da Casa Civil do município, cerca de R$ 245 milhões se originou do PPA do município e R$360 milhões da suplementação federal. 
Vale ressaltar que a conclusão dessa linha é de responsabilidade da prefeitura e a segunda terá a construção gerenciada pelo governo. 
 
Durante entrevista coletiva, questionado sobre o assunto, o governador Jaques Wagner (PT) minimizou o fato de essa etapa precisar de mais recursos para ser finalizada. Ele não quis tecer críticas ao poder municipal. 
 
“Esta obra é uma montanha de equívocos que foi feita por outros que, hoje, sentam na cadeira da crítica. Eu não estou dizendo que foi tudo perfeito no governo atual. Só para lembrar isto tem 10 anos. Ele tem sete. O erro foi ter mudado lá atrás. Acho que está demorando excessivamente”, opinou o líder petista.   
 
Já a linha 2 tem perspectivas de ser iniciada em junho de 2012 e abrangerá um sistema integrado misto formado por um corredor central estruturante de veículos sobre trilhos, passando pela Avenida Paralela até a Rótula do Abacaxi (Acesso Norte), e ônibus, modelo convencional ou BRT, nas vias alimentadoras, como as avenidas Dorival Caymmi, Orlando Gomes e Pinto de Aguiar.

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