quarta-feira, 23 de novembro de 2011

PDDU movimenta Câmara


 Romulo Faro Repórter - Tribuna da Bahia



Após o governador Jaques Wagner (PT) cobrar dos vereadores a aprovação do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU) que altera o gabarito do entorno da Fonte Nova com vistas à Copa do Mundo 2014, conhecido como PDDU da Copa, o clima de expectativa aumentou na Câmara Municipal. A previsão é a de que o prefeito João Henrique (PP) envie a matéria à Casa até a próxima sexta-feira (25).

Na sessão ordinária de ontem, com exceção da bancada da minoria, os vereadores ressaltaram que o projeto ainda não foi votado porque ainda não chegou ao parlamento. Os integrantes da oposição, por sua vez, reiteraram as afirmativas do governador e demonstraram preocupação, pois para o PDDU ser aprovado, é necessária a realização de audiências públicas. Eles aproveitaram o ensejo para cobrar celeridade por parte de JH.

As intervenções previstas na região da Arena Fonte Nova são uma condicionante imposta no contrato da construção do estádio pelas empresas que tocam a obra (OAS e Odebrecht) e consistem, principalmente, na implantação de um shopping center e de hotéis. “As empresas querem ter garantida a viabilidade da Arena”.

O novo estádio é construído através de Parceria Público-Privada (PPP) entre OAS, Odebrecht e o governo do estado. Enquanto o PDDU da Copa e a Lei de Ordenamento do Uso do Solo (Lous) não chegam, os vereadores discutem a votação de mais três projetos do Executivo. Na reunião do colégio de líderes ontem, porém, os parlamentares não conseguiram chegar a um acordo para definir a pauta de hoje.

Segundo Téo Sena (PTC), líder do governo, o motivo do impasse são dois projetos que foram devolvidos com veto pelo prefeito, um das vereadoras da minoria Vânia Galvão (PT) e Aladilce Souza (PCdoB). Dentre os projetos do Executivo que devem entrar na pauta de hoje, uma lei complementar “que altera várias leis municipais”.

Nenhum comentário: