sábado, 12 de novembro de 2011

Minérios por todos os lados

Economia

Estado pode ganhar uma nova mina de ferro

A diretoria da CBPM assinou recentemente um Contrato de Pesquisa Complementar e Promessa de Arrendamento de Direitos Minerários com a empresa Camaleão Mineração Ltda, visando a pesquisa e posterior exploração dos depósitos de ferro na região de Casa Nova e Remanso, no norte da Bahia. Trata-se de 34 áreas, com 14.500 ha, onde a empresa determinou a presença de importantes ocorrências de ferro.
Com previsão de investimento de R$ 3 milhões, em 24 meses, as perspectivas de recursos do depósito giram em torno de 500 milhões/toneladas.

Segundo o Diretor Técnico da CBPM, Rafael Avena Neto, essas ocorrências estão associadas às Formações Ferríferas dos Complexos Lagoa do Alegre e Colomi, geralmente em pequenos serrotes, ocorrendo como Formações Ferríferas Bandadas(BIF) e/ou em intercalações de Metacherts Ferruginosos.
Para tanto, foi realizada essa licitação pública visando a pesquisa complementar, onde se prevê a realização de pelo menos 12 mil metros de sondagem.

Para o presidente da CBPM, Alexandre Brust, com mais este contrato, é a prova de que política de licitação de áreas da CBPM, incrementada com intensidade a partir de 2007, tem sido de grande sucesso. “Só nesse período - de 2007 a 2011- já foram quase 50 concorrências realizadas, com duas minas inauguradas, a Bentonita de Vitória da Conquista e Níquel de Itagibá, e mais duas estarão entrando em produção até 2013, o Ouro de Santa Luz e o Vanádio de Maracás, o que fará da CBPM uma empresa autossuficiente do Estado”, destacou.

Tribuna da Bahia

Nenhum comentário: