João Henrique envia PDDU à Câmara Municipal
Romulo Faro - Tribuna da Bahia
Após uma semana de expectativa e de debates acalorados na Câmara, o prefeito João Henrique (PP) enviou ontem ao parlamento o projeto que dispõe sobre mudanças no gabarito da Fonte Nova, o Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU), cujas principais alterações acontecerão em virtude da Copa do Mundo 2014. O projeto também é conhecido como PDDU da Copa. “Salvador ficou entre uma das cidades selecionadas para a Copa e então o governo do estado, ao lado da prefeitura, passou a desenvolver estudos para o modelo que caberia à Fonte Nova.
Agora, com as obras já em andamento e com a formalização da PPP que gerencia o projeto e sua execução, torna-se necessária a adequação do zoneamento previsto pelo PDDU para absorver o empreendimento que ali está a se implantar”, justificou o prefeito na mensagem encaminhada ao Legislativo.
O principal ponto do projeto é a permissão que a prefeitura concederá para construção de hotéis no entorno da Arena Fonte Nova e ampliação de até 50% das áreas já construídas.
Contudo, as novas regras só valerão para projetos que sejam desenvolvidos até junho de 2013. Depois daí, as regulamentações voltam a ser como atualmente, ou seja, não serão possíveis novas construções que não sejam para fins residenciais. A intenção da prefeitura é de incentivar o desenvolvimento turístico na região, cujos benefícios, segundo João Henrique, ficarão como legado após a competição esportiva.
O prefeito entende que a rede hoteleira disponível não tem condição de atender à demanda do evento.
Entre os vereadores, o clima ontem ainda era de novidade com a chegada do projeto. O colégio de líderes se reúne na próxima segunda-feira (28) para começar a discutir o projeto e afinar os entendimentos para votação. O presidente da Casa, vereador Pedro Godinho (PMDB), afirmou que é muito provável a inserção do pedido de urgência para apreciação do PDDU em plenário, tendo em vista “a importância” da matéria e a proximidade do recesso de fim de ano.
A expectativa, contudo, é a de que a votação aconteça até o próximo dia 20. Para o vice-líder do governo, vereador Dr. Pitangueira (PSD), não deve haver dificuldades. “Não vai ter dificuldade porque o projeto é bom para os dois lados (situação e oposição) e é bom para Salvador, vai trazer desenvolvimento para nosso povo”, afirmou. (RF)
Nenhum comentário:
Postar um comentário