segunda-feira, 27 de setembro de 2010


Vox Populi/Band/iG: Marina mantém crescimento e chega a 13%
Dilma segue com 49% das intenções de voto, apontadas no tracking anterior, mas venceria no 1º turno; Serra mantém os 24%
Matheus Pichonelli,
iG São Paulo 27/09/2010 17:00
reta final da campanha, a candidata do PV à Presidência, Marina Silva, alcançou, pela primeira vez desde o início do mês, 13% das intenções de voto no tracking Vox Populi/Band/iG divulgado nesta segunda-feira.
O resultado confirma o movimento ascendente da candidata verde desde a semana passada, quando ela ultrapassou a marca de dois dígitos das preferências na medição (um dia antes, Marina tinha 12%).
Dilma Rousseff (PT), com 49%, e José Serra (PSDB), com 24%, mantiveram os índices apurados no dia anterior.
Foi o segundo dia seguido que a candidata petista ficou abaixo dos 50% das preferências.
Mesmo assim, ela venceria a disputa logo no primeiro turno.
A margem de erro da pesquisa é de 2,2 pontos percentuais.
Segundo o tracking, a queda nas intenções de voto para a ex-ministra da Casa Civil foi mais acentuada no Sudeste, onde ela conta hoje com 42% das preferências – eram 47% há menos de dez dias. Ao mesmo tempo, Marina saiu de 11% das intenções de voto no Sudeste e hoje tem 17%. Marina também chega a 17% das preferências entre eleitores do Norte e Centro Oeste.
A melhor avaliação de Dilma ainda é no Nordeste, onde a petista conta com 66% das preferências. O índice, no entanto, já foi de 73% (no último dia 11) na região.
O melhor cenário para o candidato tucano é no Sul, onde ele tem 30% das intenções de voto.
Já no Nordeste, Serra tem 17% - seu pior desempenho entre as regiões.
De acordo com o tracking, 10% dos eleitores ainda não sabem ou não responderam em quem pretendem votar no próximo dia 3. Brancos e nulos somam 3%.
A cada dia, o Instituto Vox Populi realiza 500 novas entrevistas presenciais em todas as regiões do País, numa amostra consolidada com 2000 pessoas.
O levantamento foi registrado junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o nº 27.428/10.
Na pesquisa espontânea, quando o nome dos candidatos não é apresentado, Dilma tem a dianteira, com 42% das citações, seguida por Serra (21%), Marina (10%) e o presidente Lula, que ainda é citado por 2% dos eleitores.
Nessa pesquisa o índice de eleitores indecisos chega a 20%

Nenhum comentário: