quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Estádio para a Copa de 2014 em São Paulo é ainda conversa e projetos no papel!...

22/09/2010 - 16h21
Prefeitura autoriza estudo para reforma do Pacaembu; assista ao projeto
RICARDO FELTRINEM SÃO PAULO
Alheia ao projeto de construção do estádio do Corinthians, a Prefeitura de São Paulo autorizou e já iniciou os estudos para a reforma, ampliação e modernização do Pacaembu, com vias à Copa do Mundo.
O projeto foi revelado pela Folha em 14 de agosto. Os estudos começaram dez dias depois, após publicação no "Diário Oficial do Município". Somente uma empresa, a Galvão Engenharia, se interessou pela obra, que deve consumir cerca de R$ 500 milhões --investimento feito por meio de parceria público-privada (PPP).
do estádio de 38 mil para 65 mil pessoas e foi apresentado anteontem à Comissão de Modernização do Pacaembu
A apresentação reafirma que, com a reforma, o Pacaembu se passa a ser opção não só para a abertura, mas para outros jogos da Copa.
A prefeitura vai abrir ainda este ano uma licitação para receber ofertas de empresas que queiram ser "parceiras" nos gastos da reforma em troca, por exemplo, de publicidade permanente nas dependências do estádio.
Segundo engenheiros envolvidos, se a reforma começar no início de 2011 o novo Pacaembu estará pronto no final de 2013. A decisão de tocar o projeto foi tomada pelo prefeito Gilberto Kassab (DEM), diante da ameaça de São Paulo perder a abertura e demais jogos da Copa.
Para a comissão, pesa contra o futuro estádio do Corinthians, anunciado como sede da abertura da Copa 2014, o fato de ele não estar ainda nem no papel.
Em entrevista ao "Painel F.C", ontem, Anibal Coutinho, arquiteto do estádio corintiano, disse que ainda não recebera instruções (do clube) no sentido de refazer o projeto e ampliar a capacidade original de 40 mil para 60 mil torcedores.
Também não há no projeto corintiano a previsão de construção do "centro de imprensa" --obra obrigatória, segundo as normas da Fifa.
Segundo membro da comissão do Pacaembu, ouvido ontem pela Folha.com e que pede para não ser identificado, há outros fatores que ainda pesam contra Itaquera (zona leste de SP).
Entre eles, além da inexistência de um projeto de fato (até hoje não foi feita análise topográfica do terreno), há a falta de de infraestrutura viária, hoteleira e de lazer na região de Itaquera, e o fato de a linha vermelha do metrô já estar hoje sobrecarregada, mesmo sem Copa.
O Pacaembu, ao contrário, apresentaria vantagens por sua localização e proximidade com meios de transporte urbano, como estações de trem, metrô e ônibus.
PROJETO DO PACAEMBU
O desenho arquitetônico do novo Pacaembu foi inspirado na reforma do Estádio Olímpico de Berlim, usado na Copa da Alemanha de 2006.
Segundo a prefeitura, a proposta atende às regras de tombamento do estádio, que ocorreu em 1998, e que prevê que a arena não pode ter sua estética alterada.
O projeto prevê o rebaixamento do gramado, a construção de um segundo anel de arquibancadas e de dois túneis viários laterais ao estádio, para o escoamento de trânsito. Também prevê a construção do "centro de imprensa" em local anexo do estádio, em imóveis que pertencem à Universidade de São Paulo, além da construção de um estacionamento subterrâneo com capacidade para 5.000 veículos.

Nenhum comentário: