27
Set
2010
Presidente da Conder explica alterações na Rótula do Abacaxi
Nesta terça-feira (28), às 8h30, o presidente da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), Milton Villas-Bôas, recebe a imprensa, no canteiro de obras da Via Expressa Baía de Todos-os-Santos (Rótula do Abacaxi, atrás do Supermercado Extra), para explicar as mudanças no tráfego com a liberação de mais três viadutos.
Após o encontro no canteiro de obras, haverá um tour na Rótula, com o seguinte roteiro: saída do canteiro pelo lado do Extra; chega na Rótula e sobe ladeira do Cabula; desce o viaduto 16, encontra com o viaduto 11, já na Rótula, e entra no viaduto 13, em direção ao Iguatemi.
Melhoria no tráfego
A Rótula do Abacaxi, famosa por seu trânsito congestionado, considerado crônico há anos, passa a ter uma nova realidade a partir desta quarta-feira (29), quando o Governo do Estado, em parceria com a Prefeitura de Salvador, libera para a população soteropolitana mais três viadutos da Via Expressa Baía de Todos-os-Santos. O ato contará com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.
Melhoria no tráfego
A Rótula do Abacaxi, famosa por seu trânsito congestionado, considerado crônico há anos, passa a ter uma nova realidade a partir desta quarta-feira (29), quando o Governo do Estado, em parceria com a Prefeitura de Salvador, libera para a população soteropolitana mais três viadutos da Via Expressa Baía de Todos-os-Santos. O ato contará com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.
As obras, executadas pela Conder, fazem parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal, e foram divididas em sete frentes de trabalho.
Os três novos viadutos integram as frentes I e II do projeto que faz a ligação direta e exclusiva entre o Porto de Salvador e a BR-324.O presidente da Conder admite que a Rótula do Abacaxi foi considerada um dos pontos fundamentais do projeto. "É um local que precisava de uma intervenção há muitos anos, portanto estamos respondendo a uma reivindicação antiga da população".
O diretor de obras estruturantes da Conder e coordenador executivo do projeto, Flávio Oliveira, lembra que as frentes I e II representam 54% de todo o projeto e o investimento nessas duas primeiras etapas é de R$ 108 milhões.
Estudos realizados pela Conder mostram que 40 mil veículos trafegam diariamente pela Rótula do Abacaxi e, segundo estimativa de circulação, após a execução da obra, cerca de 62 mil veículos estarão trafegando pela região.
A intervenção na Rótula do Abacaxi dotará o local de 10 faixas para o tráfego, sendo seis urbanas e quatro para veículos de carga.
Orientação aos usuários
A Ladeira do Cabula passará de mão-dupla, para mão única, no sentido Rótula x Cabula;
Orientação aos usuários
A Ladeira do Cabula passará de mão-dupla, para mão única, no sentido Rótula x Cabula;
Os veículos proveniente do Cabula, para acessar a Rótula, deverão utilizar um acesso pela Rua Cristiano Buys e depois o viaduto sobre a BR-324;
A Rua Cristiano Buys terá o sentido duplo interrompido, a partir da Escola Municipal Antonio Eusébio;
Existirá uma ligação direta da Avenida Heitor Dias x Cabula, através de viaduto;
Existirá uma ligação da Av. Heitor Dias com a BR-324 através de viaduto e uma alça de acesso;
Existirá uma ligação direta da Rótula x Av. Heitor Dias para os veículos provenientes do Cabula, através de viaduto;
É importante salientar que a liberação dos viadutos vai acelerar a conclusão das obras viárias nos trechos em superfície na Rótula do Abacaxi, os quais não podem ser realizados em razão do trânsito intenso nestas vias.
Também vai contribuir para o término de outro viaduto (12) que fará a ligação BR-324 x Heitor Dias.
Como funciona
As vias liberadas são das frentes I e II e estão diretamente ligadas à Avenida Heitor Dias.
Como funciona
As vias liberadas são das frentes I e II e estão diretamente ligadas à Avenida Heitor Dias.
A primeira vem dessa avenida seguindo, através do viaduto 13, para a Ladeira do Cabula (agora em sentido único), com a opção de um desvio que leva à BR-324. O viaduto 13 também estará servindo àqueles que se dirigem à Avenida Luís Eduardo Magalhães (Paralela), pela BR-324, evitando o tráfego da região do Iguatemi e adjacências.
A segunda pista tem origem no Cabula, pegando um trecho de 60 metros da Rua Cristiano Buys, ligando ao viaduto 16 até desembocar no viaduto 11 em direção a Avenida Heitor Dias.
O motorista também terá a opção de seguir para a Avenida Barros Reis, fazer o contorno para o Iguatemi ou mesmo subir a Ladeira do Cabula.
Na Frente I (Ladeira do Cabula/BR 324) localiza-se o viaduto 16 e as vias de superfícies, tendo como ações de interferências o metrô - que passa sob o viaduto -, e as redes de esgoto, elétrica e de telefonia.
Já a Frente II (Rótula do Abacaxi) é composta por cinco pistas , sendo que duas já tinham sido liberadas à população pelo ministro dos Transportes , Paulo Sérgio Passos, no início de agosto deste ano.
As duas pistas já liberadas (com os viadutos 14 e 15) fazem a ligação entre a Avenida Barros Reis (Retiro) e o Iguatemi, nos dois sentidos.
O viaduto 12, em fase de conclusão, vai permitir o acesso pela BR-324 a Via Expressa, que, por sua vez, fará a ligação exclusiva para caminhões de cargas ao Porto de Salvador.
Fonte:AGECOM
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