Palácio Rio Branco estará no roteiro da Copa 2014 em Salvador
Fonte: Portal Secult Bahia
Secretário da Copa, Ney Campello visitou palácio, restaurado pela Secretaria de Cultura do Estado e reinaugurado pelo presidente Lula no dia 10 de junho, e manifestou desejo de instalar exposição sobre a Fonte Nova no prédio.
O palácio Rio Branco, em Salvador, e a interatividade da exposição Centro Antigo de Salvador podem fazer com que a edificação seja sede de mostra sobre o estádio da Fonte Nova durante o roteiro oficial da Copa na capital baiana, em 2014. Implodida em 29 de agosto, a trajetória do complexo esportivo baiano seria contada nessa nova exposição. O Palácio foi restaurado pela Secretaria de Cultura do Estado (SecultBA) e reinaugurado pelo presidente Lula em 10 de junho.
A notícia foi dada ontem (23) quando o secretário estadual extraordinário para Assuntos da Copa do Mundo de 2014 (Secopa), Ney Campello, esteve no palácio acompanhado do secretário de Cultura, Márcio Meirelles, que com suas visitas passaram completar 12,9 mil pessoas a conhecer a exposição Centro Antigo de Salvador – A História do Brasil Vive Aqui, instalada no antigo prédio.
PLANO DE REABILITAÇÃO – O terreno onde será construído o novo complexo esportivo denominado Arena Fonte Nova, está inserido na poligonal do Centro Antigo, área criada a partir do entorno imediato do Centro Histório da cidade que é tombado como Patrimônio Nacional e chancelado pela Unesco como Patrimônio da Humanidade. “Nada mais oportuno que o roteiro oficial da copa do mundo em Salvador incluir o Centro Antigo da mais antiga capital do Brasil, com toda a sua riqueza e complexidade”, disse Meirelles durante a visita.
Na exposição do palácio, os visitantes podem conhecer parte do Plano de Reabilitação Participativo do CAS, sintetizado também em publicação de 343 páginas e coordenado pela SecultBA. O plano realizou diagnósticos sócio-econômicos e culturais e com propostas de requalificação para a região aprovadas por 600 representantes da sociedade civil organizada, iniciativa privada e poderes públicos municipal, estadual e federal, além de participação da Unesco. O secretário Ney Campello apreciou a exposição Centro Antigo de Salvador que expõe com recursos tecnológicos 14 propostas do Plano e as ações que já estão em andamento em toda a região.
O representante da Secopa elogiou a riqueza de informações distribuídas no espaço que será, futuramente, o Centro de Referência da Cultura da Bahia. “É com muita surpresa e satisfação que eu percebo que existe um local como esse, cheio de informações sobre a história de Salvador e o Plano de Reabilitação, em área no coração da cidade, à disposição dos baianos e dos turistas que visitam a capital baiana”, comentou Campello. Após a visita à exposição, Meirelles levou o secretário da Copa para conhecer as instalações do palácio. Futuramente, o Rio Branco que possui 6 mil metros de área construída com influência renascentista em estilos eclético e neoclássico, abrigará, além do Centro de Referência, uma sala de despachos para o governador e a sede da SecultBA.
O número de 12,9 mil assinaturas no livro de registro de visitantes da exposição foi atingida em apenas três meses, tempo em que a exposição está aberta. A mostra exibe, em telas LCD de touchscreen (sensível ao toque), guia completo de informações propostas e ações mapeadas e coordenadas pelo Escritório de Referência do Centro Antigo (Ercas). A exposição funciona como uma simulação da 13ª Proposição do Plano, que trata da criação de um Centro de Referência da Cultura. O local funcionará como mecanismo de manutenção e promoção do patrimônio cultural existente e como incentivador e facilitador de novas ações.
As vistas ao Palácio Rio Branco e às atrações instaladas no local podem ser realizadas, durante a semana, de terça a sexta, das 10h às 18h, e nos sábados e domingos, das 13h às 18h.
As visitas podem ser previamente agendadas através do (71) 3117-6491.
Fonte:SECOPA
Nenhum comentário:
Postar um comentário