sexta-feira, 18 de julho de 2008

Reedição de artigo sobre nova ponte em Ilhéus

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Toquem as cornetas...Afine as guitarras...Vamos bradar...Queremos uma Ponte
Posted maio 20th, 2008 by Roberto Rabat ChameEspaço do leitor Wilson Raymundo C Lopes enviou uma mensagem usando o formulário de contato em http://www.r2cpress.com.br/?q=contact.

Preliminarmente:

Com a ampliação do Terminal de Conteineres e carga geral do porto de Salvador, com a construção de aterro de 100mil m2, incremento em TEU em 100%, aumento do calado de 12m para 14m, construção de 2 novos berços e ampliação do quebramar;

com a modernização e ampliação do Porto de Aratu com a construção de terminais, berços e canais com profundidade de 17 metros, implementação de silos horizontais e sistemas de correias, implantação de ramal e pátio ferroviário e a construção do Complexo Intermodal em Ilhéus, o governo federal e o estadual buscaram a solução para acabar o gargalo e engarrafamento dos portos do sudeste e do sul do país.

Paralelo a isso todas as estradas situadas na região metropolitana de Salvador( 10 rodovias)que se interligam a BR-093 com acesso entre Polo Petroquimico de Camaçari e os municipios da região metropolitana de Salvador.

O governo da Bahia em ação completar para propiciar o crescimento econômico do estado em programa ousado buscou a redução de ICMS e concessão de tratamento tributário beneficiando o Polo Petroquimico de Camaçari, o Polo de Informática de Ilhéus, a indústria naval, a produção de biodiesel e de etanol, assim como de outros produtos baianos.

Com as medidas tomadas é estimado que a movimentação de conteineres de Salvador passará de 250mil/ano para 3milhões/ano.

E como fazer a movimentação desses conteineres do porto de Salvador com as indústrias sediadas nas cidades da RMS usando as vias de acesso do atual sistema viário? Aí é que pintou os estudos e projeto da Via Expressa que irá revolucionar o sistema viário de Salvador,o qual já está sendo discutido com a realização de Audiência pública que abre o Processo para construção; já debatida na Câmara de dirigentes logisticas e estudada e analisada por outros seguimentos da sociedade. Essa via expressa tem 4,3 mil metros, com 10 faixas de rolamentos, com pistas exclusivas para carretas, para onibus e pistas para veículos leves, ligando a BR324 até o porto de Salvador.

Conforme noticiário da imprensa o Complexo viário 2 de julho em Salvador, composto de 4 viadutos e alças de retornos já estão com 17% de suas obras concluidas e com previsão de entrega para o público de Dez/08 e que melhorará o fluxo de tráfego para o aeroporto,para cidade de Lauro de Freitas e a estrada aeroporto-CIA

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Nossa Ilhéus tem as duas partes separadas pelo mar-rio,ligada pela Ponte Lomanto Junior e urge medidas pró-ativa buscando deixar de ser refém dessa anomalia quando marchamos para os 500 anos de existência.

É evidente que temos que ter um planejamento urbano, a elaboração de estudos, projetos, análise da viabilidade economico-financeira, assinaturas de cartas de intenção buscando financiamentos, convênios e liberação de recursos, preparação de edital e todas as obrigatoriedades de cumprimento das leis vigentes para uma licitação, inclusive com a aprovação dos órgãos responsáveis pelo meio ambiente.

Tudo isso tem que ser planejado visando o enquadramento com o atual sistema viário e a requalificação do mesmo, preservando espaços livres de construção, manutenção de áreasverdes, iluminação, etc,.

É o momento de arquitetos,engenheiros formatarem opiniões com esboços de projetos para que os órgãos governamentais possam iniciar os estudos para elaboração do projeto definitivo, com planejamento de todos os vetores, levando em conta inclusive que dada a envergadura desta re lização que tem que se adequar as necessidades viárias decorrentes do funcionamento do Complexo Intermodal tem que ser pensado e executado de forma ambiciosa.

Qual o tipo de ponte pretendemos construir?

A convencional e/ou a moderna como a Ponte estaiada recentemente inaugurada em São Paulo?

Dei em Preliminarmente a grande razão do investimento com a construção da Via Expressa em Salvador, e de tabela chegamos a conclusão que temos argumento suficientes para obtenção de apoio financeiro por parte do governo da União, haja vista com ferrovia, porto e aeroporto é impossivel que a cidade não altere e reformule com construções todo o seu sistema viário.

Por essa razão:

Toquem as cornetas...

Afinem as guitarras...

Vamos bradar...

Queremos uma Ponte e precisamos iniciar os trabalhos imediatamente, pois a construção propriamente dita levará em torno de 1 ano para seu inicio.

ET: Por ter sido escrito direto em seu canal para mensagem,solicito o favor ao sr Rabat para adequar para uma boa leitura

Obrigado

Wilson Lopes

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