domingo, 13 de julho de 2008

PensarGrande - Complexo Esportivo de Ilhéus

Complexo Esportivo de Ilhéus

Temos conhecimento que um Novo Aeroporto será construído no KM 11 da rodovia Ilhéus/Itacaré(BA-001)com caracteristica internacional,dotado de terminal de passageiros com instalações modernas e climatizada e pista de 3.ooo m ou 3km.
Inicio das obras em 2009 e conclusão em 2.011
Lembramos que esse aeroporto faz parte do Complexo Intermodal.

Sabemos que Ilhéus tem anos represados em quantidade de obras não realizadas e entre elas estão aquelas que fazem parte dos esportes, coadjuvante na educação, na saúde e que gera lazer, empregos e serve como antídoto ao uso de drogas.
É sabido que Ilhéus não tem cultura esportiva, por falta de equipamentos que permitam seu povo a pratica salutar das várias modalidades praticadas pelo Brasil a fora, principalmente nos estados do sul, sudeste e centro-oeste.
Quando o novo aeroporto for entregue a uso público, o atual aeroporto Jorge Amado, inaugurado em 1939. possuindo uma única pista de 1.577 m de extensão e dispondo de uma área total de 739.686,71m2,poderia ser requalificado para que nesse espaço fosse feito uma análise de uma nova utilização levando-se em conta duas opções como abaixo anunciada
Na Opção I – O espaço seria utilizado como um Complexo Esportivo,dotado de um Ginásio de Esportes,de um Parque Aquático e de um Estádio de futebol e estacionamentos.
Ginásio de esportes dotado de quadra oficial para a prática de várias modalidades em um Estado com 417 municípios, inclusive sua capital, só existe na cidade de Paulo Afonso e um em construção na cidade de Camaçari com arquibancada para 5.000 espectadores seguindo as exigências do Estatuto do Torcedor,
A construção de um Ginásio de Esportes em Ilhéus, viria atender as necessidades de várias modalidades de esportes tais como: Vôlei, Basquete, Futsal, Hand Babel, show artístico, outros esportes e outros eventos.
Quadra Oficial 40m X 20m ;
Arquibancadas para 6/8.000 espectadores.

Parque Aquático
Contendo uma
Piscina Olímpica
Medidas 50m X 25m,com 10 raias ou pistas e 2,50m de profundidade
Arquibancada para 2.000 pessoas
Dotadas de todos equipamentos e acessórios exigidos para competições de nível nacional e internacional.
Piscina de Saltos
Medidas de 20m X 15m, com altura máxima da torre de 11 metros e profundidade de 5m, com plataformas e trampolins para competições olímpicas.

Estádio de Futebol
Conforme o” regulamento do CBF” e o “estatuto do torcedor”, o Estádio Mário Pessoa não tem capacidade de público para bancar competições em jogos de 1ª divisão, que é no mínimo de 15.000 espectadores sentados, com espaço de 41 cm por pessoa.
Dentro desse parâmetro é provável que o Mário Pessoa não abrigue nem 5.000 espectadores.
O Estádio a ser construído teria que ser projetado visando uma capacidade de público em torno de 22.500 pessoas, pois Ilhéus passará por um surto de progresso e crescimento com o governo da Coligação Acelera Ilhéus.

É evidente que terá que ser realizado um estudo da locação desses empreendimentos, pois também deverá ser construído um grande estacionamento.

A Bahia está se libertando dos governos que publicitariamente levavam a mensagem de “A Bahia vai bem” e que em verdade foi o atraso vivenciado por todas as regiões do Estado e que agora com A Bahia de Todos Nós e o Acelera Ilhéus, mudaremos a historia e conseguiremos com o apoio do Presidente Lula, de Jaques Wagner, dos Ministros e deputados nossos aliados a redenção desse município sofrido com realizações de obras que nos farão recuperar o tempo perdido.

2ª Opção:

A contrução de uma Mega – Arena, para prática de futebol e outros eventos e de um Shopping Center.

Tanto a concretização de uma ou alternativa, será certamente um veículo eficiente na geração de empregos e uma atração turística para uma cidade que fora a natureza nada tem a oferecer de atração aos visitantes.

Em 10.7.08

Wilson Lopes

Um comentário:

Unknown disse...

Ilhéus é uma cidade que deu ao atual Governador e Presidente uma quantidade muito boa de votos, se tratando de Bahia. Merecemos uma atenção especial em investimentos para solucionar certas carências e antigos problemas. A falta de iniciativa ao esporte (temos um time na 1 divisão do campeonato baiano) e principalmente à carência de iniciativas em entretenimento, fazem de Ilhéus uma cidade sem muita oção de lazer para o povo. O aproveitamento da área do aeroporto é uma viável opção para alojar essas carências.
Ponto para sr. Wilson nessa sugestão. Espero que este blog seja bem divulgado para que muitos saibam que Ilhéus tem solução, precisa apenas de boa vontade dos grandes.