terça-feira, 15 de julho de 2008

Meu DEUS até quando esta cidade crescerá como rabo de cavalo...?!?

Meu Deus! Até quando esta cidade crescerá como rabo de cavalo...?!?
(este comentário já foi postado emrc2press)


Ano 2008, século XXI e Ilhéus continua vivenciando o passado.

Sei que o presente é resultante do passado e que ousadia, coragem, argúcia e trabalho pode se fazer um futuro enquadrado em todos os parâmetros da tecnologia, do futurismo, da modernidade, do conforto, do bem estar social e do progresso.

É dever da sociedade como um todo lutar para preservar os monumentos da cidade, seu casario, suas ruas e praças, seus costumes e tradições e para tanto deve buscar através de convênios e financiamentos inclusive com entidades internacionais recursos que através de órgão competente trabalhe na conservação deste patrimônio cultural.

É obrigação que toda a sociedade acorde desse sonambulismo crônico e entenda que o mundo ficou globalizado e nos coloca a cada segundo de tempo a par de novidades, conhecimentos que demonstram os avanços em todos os seguimentos da vida moderna e que nos poderá levar a comparação com os tempos passados.

A titulo de elucidação lembramos que a época da construção e inauguração da Ponte Lomanto Junior, os equipamentos usados e conhecidos para aplicação em comunicação e escritório era bem diferenciado do momento atual, pois os telefones eram usados de forma que a pessoa que tivesse que fazer a ligação pedia à telefônica que completasse a mesma, as máquinas de escritório eram manuais e faziam as operações matemáticas mais elementares possíveis.

Em nossos dias conhecemos e usamos Computadores,Notebooks,DVD,Pen Drive,Logitech Áudio Station,Celulares,Iphone,gravador de Voz menor que um polegar e o infinito de equipamentos para devaneio dos jovens e aplicabilidade em negócios dos adultos.

Todo esse preâmbulo,é para tentar mudar a vida desta cidade.

Há alguns anos a cidade perdeu um Shopping que seria construído em área próxima ao Centro de Convenções, através de um consórcio de 3 (três) empresas, lideradas pelo Iguatemi e apesar segundo comentários de todo o empenho do prefeito da época, os atrasados da cidade embargaram a construção, sob a alegação de que perderia a visão ampla do mar e que poluiria o meio ambiente(sempre em nome dele).

Quando foi inaugurado o Shopping em Itabuna os atrasados voltaram a argumentar que não poderia existir outro Shopping a uma distância de cerca de 30 km

Quanta falta de entendimento empresarial.

Pegue o transporte de sua mente e chegue a Salvador, onde há uma enorme quantidade de Shopping de pequeno porte espalhados por todos os bairros e outros de grande porte e inclusive de alto luxo e tecnologia e apesar disso os investimentos nessa área continuam e a exemplo damos conta da próxima inauguração do Shopping da Paralela, com 120.000m2 de área construída, mais de 350 lojas, seis cinemas e 2.400 vagas para estacionamentos e com previsão de uma movimentação diária fantástica e estimulantes para a criação de outros negócios similares.

Ressaltamos que apesar de tantos Shopping,o comércio na Av.Sete,Baixa de Sapateiros,Calçada,Barão de Cotegipe,Liberdade,e outros,continua com intenso e rendoso movimento.

Voltando a Itabuna, o Shopping tem um movimento diário intenso, estando sempre com seus estacionamentos lotados e nem por isso o comércio tradicional de Itabuna entrou em declínio, é só verificar a movimentação da Cinqüentenário e ruas próximas.

O ex-prefeito tentou construir um Shopping próximo a Catedral, chegando a colocar pedra fundamental e etc e deu no que todos sabem.

A escravidão ao retrocesso impede a esta cidade de acordar desse estado de coma de que o passado acabou e que existe um presente e terá um futuro.

Enquanto lutamos contra nós mesmos, vejam as outras cidades, inclusive de outros estados de porte populacional e terão as respostas.
Vejam só, estamos fazendo festas para um futuro Shopping a Céu Aberto, pois é de se supor que é isso que os habitantes e visitantes desta cidade merece no conceito dos implementadores do projeto.

Adaptando uma frase de um cronista de Salvador: Quem ama Ilhéus que Deus abençoe e quem atrasa Ilhéus que Deus lhe perdoe.

O tempo mudou, o resto é com você que mora nesta cidade, lute por ela ou deixe os atrasados fazerem a cidade crescer como rabo de cavalo.

Para concluir já ouvir alguém dizer que é bom não ter concessionária de veículos, pois vai a Itabuna, coloca o carro nas concessionárias e se manda para tomar umas geladas e ficar com as Itabunenses.

O Tribunal Regional Federal da 1ª Região, em decisão suspendeu as atividades da Construção do Complexo Turístico de Ilhéus, para ajudar a Ilhéus a crescer como rabo de cavalo.

É assim que se faz pelo turismo em Ilhéus.

Nenhum comentário: