segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

A Saúde na Bahia e as necessidades futuras.

Um Estado com 417 municipios  leva o governo a planejar ações abrangentes  a saúde ambiental, com uma vigilância epidemiológica eficiente, dotada de uma rede de laboratórios para permitir uma ampla cobertura no combate a doenças ao mesmo tempo desenvolvendo condições  de atendimento hospitalar visando tratar e salvar vidas,isso numa visão simplista pelos condicionantes históricos, sociais,econômicos e financeiros e o de poder realizar.

Sabemos do interesse do governo atual de requalificar o HGLVF com obras inadiáveis para ofertar um melhor atendimento ao paciente e dotar de melhores condições de trabalho aos seus laboriosos servidores.

Entretanto, é de bom alvitre se imaginar Ilhéus e a região nos próximos anos, com a construção do Complexo Intermodal ( Aeroporto e Porto Internacional e Ferrovia Oeste/Leste ligando o litoral ao interior,lá pelas bandas do Oeste baiano e brasileiro, e chegamos a conclusão que devemos desde já analisar, estudar, projetar um novo Hospital, a exemplo dos Hospitais de Santo Antonio de Jesus, da Criança em Feira de Santana e ou o do Suburbio em salvador.

Há algum tempo achava que a localidade poderia ser na estrada de Ilhéus a Itacaré, e/ou na estrada de Ilhéus a Itabuna. Hoje após trocar ideias com pessoas da área da saúde passei a conceituar de que alguns elementos priorizam a ideia de ser entre Ilhéus e Itabuna (macro região com aproximadamente 2 milhões de habitantes).

Esse hospital teria  uma planta em dois blocos interligados, com um para Pronto Socorro e o outro para servir como Hospital Geral, com serviços de administração comum aos dois.
Levando em conta que há quarenta anos quando inaugurado o HGLVF a população da região tinha no minimo   três vezes menos habitantes que a atual, e com o desenvolvimento previsto pelas várias intervenções construtivas, inclusive com a duplicação da rodovia Ilhéus a Itabuna,é possivel entender que a necessidade de leitos
ficaria no minimo estimada em 350, diante dos atuais 149, fora as dezenas de macas utilizadas pela necessidade de servir ao povo, também em função da inoperância dos Postos de Saúde de responsabilidade do municipio.

A localização poderia ser em Salobrinho, por permitir um melhor acesso (considerando a duplicação da rodovia Ilhéus a Itabuna, a construção da ponte estaiada ligando o centro de Ilhéus ao Pontal e a consequente reformulação de todo sistema viário da cidade de Ilhéus) e a tudo isso somado a possibilidade de transformar em Hospital Escola p/UESC, que possui os cursos de medicina e enfermagem.

Quanto ao atual HGLVF poderia se transformar em casa de saúde, adequada a necessidade de uma Maternidade, com uma grande Pediatria e quem sabe a outras destinações no campo da medicina e saúde.

Sei que a visão do Secretário Solla e sua equipe já demonstrada  com a construção dos hospitais de Santo Antônio de Jesus, de Juazeiro, de Irecê, do Subúrbio, e da Criança, já deve ter pensado e até já realiza estudos para atender ao pleito dessa grande região da Bahia e por isso uma vez mais pensargrande está com o espaço aberto para a defesa dos interesses de nosso estado.



Nenhum comentário: