sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Internação Domiciliar - SESAB.

Você sabia?
Aqui no Hospital Regional ou HGLVF temos um Programa voltado para o acompanhamento do paciente no domicilio após a alta hospitalar, é o INTERNAÇÃO DOMICILIAR - ID.

Quem trabalha no ID?
A equipe é multiprofissional tem médico, nutricionista, fisioterapeuta, assistente social, enfermeiro, técnico de enfermagem e para completar servidor administrativo e motorista com veículo com destinação exclusiva para esse fim.

Como participar?
Para fazer parte do Programa há alguns critérios de elegibilidade, entre eles o paciente precisa estar internado no município de Ilhéus, ter uma pessoa em casa que possa auxiliar nos cuidados com o paciente  e principalmente ter condições de ser atendido no domicilio.

Como ocorre a inclusão no ID?
O médico da clínica onde o paciente está internado tem que solicitar a avaliação do ID em prontuário, depois que ele fizer a solicitação o médico e assistente social do ID fazem uma avaliação para ver se o paciente tem condições de ser atendido no domicilio.

Quem ganha com o ID?
Todos ganham! O paciente vai ser cuidado no domicilio, com respeito a sua rotina e dinâmica familiar proporcionando humanização no cuidado, alem de receber o material que será utilizado pelo paciente em casa ( fralda, material de curativo, medicação).
Para o Hospital há uma desospitalização precoce dos pacientes minimização no risco de infecção hospital e redução nos custos.
Quando houver necessidade de uso de oxigênio é de responsabilidade do município( toda os cuidados na tramitação desse fornecimento é realizada de forma a atender a necessidade do paciente)

Quais suas obrigações no ID?
Depois de ser inserido no ID você precisa cumprir o plano terapêutico estabelecido pela equipe e não pode doar o material dado pela equipe ao paciente.

Gostou do ID?
Converse com seu médico antes da alta hospitalar e se o seu paciente tiver indicação para o ID peça a ele para colocar no prontuário.

Nenhum comentário: