domingo, 22 de janeiro de 2012

Economia e Politica


Economia:

A situação do Brasil no momento apresenta os seguintes dados possíveis de fornecer uma análise informativa e com previsões futuras.

Reservas (liquidez) 362.012 milhões de dólares

Petrobras maior empresa brasileira em 2011 registrou recorde em sua produção média de Petróleo e Gás, com 2.376.359 barris.

Dólar cotado em 20.01 para compra 1,7664 e para venda 1,7670

Copom em 18.01 reduzindo a taxa SELIC para 10.5%

Infração de 2011 superior a 6% e com meta para 2012 de 4,5% podendo variar em 2 pontos percentuais para cima ou 6,5%.

E o efeito da Desaceleração na Economia mundial influenciou e certamente vai continuar a influenciar na mudança da conceituação e diretrizes dos megas investidores internacionais que ficaram mais cautelosos em relação onde aplicar seus recursos.

O Brasil, a Índia e a China países emergentes tem amplas possibilidades de conquistar um grande percentual desses recursos em aplicações em diversos setores de suas economias e me parece que o Brasil é um forte candidato a obter a preferência, por ser um país não afeito as tragédias da natureza, ter uma democracia hoje apontada como sólida; muito embora tenha uma grande problema que é a corrupção que continua impune, independente das grandes somas desviadas e ainda com vetores fundamentais para o desenvolvimento apresentando uma imensa fragilidade como a Educação, a Saúde e a Segurança (gerando grande VIOLÊNCIA) no amplo sentido da palavra.

Comentar sobre a Educação na Ásia, a Coreia do Sul com alto desenvolvimento graças a Educação de seu povo, o Japão em pequeno território importando quase tudo, independente de haver perdido a 2ª.guerra mundial, bombardeado por duas bombas atômicas,sujeito a terremotos e tsunami, a cultura e a educação de seu povo elevou o país a 3ª. potência mundial, com elevado bem estar social e com fantástica dominância em tecnologia. Realmente a Educação conduziu o povo a alto nível de escolaridade e satisfação e respeito a pátria, seus costumes ao trabalho. Realmente é um exemplo a ser seguido e como elemento facilitador um lembrete: aqui em se plantando tudo dá, independente de minérios, imensa costa marítima, imensos rios, água abundante em lençóis freáticos, enfim uma imensa riqueza a ser trabalhada em pró de um povo que sofre ainda de uma incrível desigualdade social. Volto ao assunto foco deste comentário : a Economia.

E há ainda o endividamento familiar, a inadimplência, a redução dos saldos de depósitos em poupança e no âmbito da Balança Comercial a continuar o registro apurado recentemente a manifestação de economistas que o Deficit poderá alcançar no final de 2012 a fabulosa soma de US$ 50 Bilhões.

O Brasil está sentindo a impactante crise mundial, principalmente no que concerne a Europa e os EUA e por isso precisamos de atrair capitais estrangeiros de investidores que estão com receios de aplicar seus recursos naquelas regiões.

O caminho para o Brasil e os investidores é aplicar seus recursos em infraestrutura, com a construção de portos, aeroportos, rodovias, ferrovias ,indústrias de peso e em negócios agro-pecuários que serão opções seguras, lucrativas e sem riscos.

Entretanto uma vez, mais uma vez a politica econômica do governo se vale de medidas visando estimular o grande mercado interno para que o consumo com a expansão do crédito, a manutenção basicamente dos preços ao consumidor de bens industrializados de consumo por conta de redução de alíquotas do IPI, somado a entrada no poder de compra da classe “ C “em razão da elevação do Salário Minimo ( em torno de 14%) com grande ganho real funcione como parâmetro para impedir que a Crise faça estragos em nossa Economia,pelo que eu diria que o governo está até preocupações com o crescimento da inadimplência e os exorbitantes juros dos Cartões de Créditos.

As importações da China tem causados distúrbios em nossas indústrias por nossa incapacidade de competir com os preços das mercadorias vindas daquele país asiático, em razão da nossa elevada carga tributária.



Politica :

De uma forma geral “Politico não mente, inventa a verdade “

E no frigir dos ovos se gasta mais em propaganda, publicidade de que em realizações.Em verdade a politica em Ilhéus não escapa a regra, não preserva a democracia, há a degradação no trato com seus partidários pela falta de sensibilidade e de inteligência pois “Eles” se julgam donos do partido e senhores poderosos dos destinos das massas e continuam sendo negociadores de seus próprios interesses.

Aqui houve candidato a Deputado Estadual que em seu Realese informou com texto e foto sobre a construção em andamento do Pavilhão de Feira junto ao Centro de Convenções, quando sequer havia projeto sobre o assunto em pauta. E até hoje nada foi feito.

Em verdade era assunto para o MP, pois foi propaganda enganosa. Quer saber o nome do ludibriador da crença do povo... cabe ao MP investigar.

É uma chatice tanto papo furado a vida inteira, tanto lero – lero repetitivo na tentativa de empurrar goela abaixo o nome de candidatos fugidos da responsabilidade de prestar contas de seu passado nebuloso. Habitualmente antes, durante e após a eleição a conversa é sobre politica e realizações é neca de bitibiribas.

A maioria do nível intelectual de nossos políticos é deprimente.


Nenhum comentário: