sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Turismo


Há mais de três anos venho escrevendo sobre as necessidades de Ilhéus para que efetivamente se torne um municipio em crescimento em seus vários vetores e entre os pleitos a construção de uma ou mais Marinas a nivel internacional, pois o turismo maritimo é praticado por muitos com bons resultados para os pontos de demanda.

Aí noticia publicada no Jornal A Tarde leva ao conhecimento da sociedade da proposta do Secretário Extraoudinário da Indústria Naval e Portuária, Roberto Benjamin de incrementar a infraestrutura portuária, naval e náutica na Bahia.

O Secretário tem em mente a construção de doze Marinas " ao longo do litoral da Bahia viabilizando um circuito náutico integrado.

Nesse projeto prevê a instalação de Marinas na Baia de Todos os Santos( já tem algumas), no Arraial d´Ajuda em Porto Seguro e mais em Camamu, Canavieiras, Caravelas, Cumuruxatiba, Ilhéus, Itacaré, Morro de São Paulo e Nova Viçosa.

A ideia é uma Marina a cada 50 km ,equivalente a 30 milhas e que em todos os projetos sejam lançados pelas empresas privadas que teriam como parceiros os municipios como elementos facilitadores, haja vista o apoio que seria dado.

A primeira Marina deverá ser implantada em Arraial d`Ajuda em Porto Seguro e que certamente assim será pela condicionante de Porto Seguro ser conceituada como uma cidade de vocação turistica com mais de Um milhão de visitantes anualmente.

Porto Seguro é apontada como a terceira maior rede hoteleira do Brasil, menor apenas de que São Paulo e Rio de Janeiro e suas vagas são de 46.000 leitos.

Conforme "Veja" em 2009 o turismo rendeu R$10 Bilhões aos municipios brasileiros e as cidades situadas ao longo da costa foram as mais beneficiadas e Porto Seguro com 6,4% liderou a evolução anual do produto interno bruto (PIB) nessa vocação entre os anos de 2002 e 2007, juntamente com Paramirim no Rio Grande do Norte".

Foi também comentado na reunião entre o secretário e representantes de empresas privadas sobre os portos da Bahia, principalmente o de Aratu, haja vista a Secretaria Especial de Portos e Agência Nacional de Transportes Aquaviários está analisando a proposta da Braskem em consórcio com Log-in e Ultracargo e a bem da verdade há cerca de um mês esse consórcio apresentou a proposta aos órgãos federais competentes.

É importante acoplar a esse comentário a noticia de que 32 cidades seriam beneficiadas com ações do Ministério do Turismo, sendo que as doze sedes para a Copa do Mundo de 2014 já estão garantidas e as outras vinte cidades possivelmente são abrangentes a esses estados.

A noticia não esclarece como os estado serão beneficiados e como seriam suas cidades escolhidas.

Há evidente uma pespectiva, embasado nas estatisticas existentes sobre o turismo na Bahia que em 2008 apresentou os seguintes dados de demanda:

Salvador(60%) - Porto Seguro (16,1%) - Mata de São João, praia do forte,sauípe, imbassai,(4,5%)-Cairu, Morro de São Paulo(4,2%) - Ilhéus (2,6%) - Itaparica (0,8%) - Itacaré (0,7%) e as demais cidades com o percentual em torno de 11%.

É muito dificil se a Bahia entre as vinte cidades restantes a serem contempladas só tiver mais uma além de Salvador, que a escolhida não seja Porto Seguro; entretanto cabe aos dirigentes de Ilhéus a missão de preparar argumentos para que Ilhéus de tantas belezas naturais não fique fora desse beneficio.

Ilhéus precisa está focada na grande visibilidade que representará a sua escolha e para isso tem que lutar e muito, realizando grandes intervenções de infraestrutura viária na cidade, com a requalificação da Avenida Soares Lopes, construção da Ponte de Ilhéus ao Pontal, tratamento especial a iluminação pública, cuidar de construir mirantes e tantas outras ações tão badaladas por mim em ; Vamos discutir Ilhéus?

O Mínimo que se espera é ação e informações públicas das mediadas que estão sendo tomadas.

Nenhum comentário: