quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Trabalho de remoção e processamento dos entulhos da Fonte

Trabalhadores e máquinas atuam na remoção do concreto e do aço da antiga Fonte Nova
No trabalho de remoção e processamento do concreto e aço resultantes da implosão do anel superior da Fonte Nova atuam 115 profissionais fazendo a separação dos materiais.

O trabalho de remoção e processamento das toneladas de concreto e aço resultantes da implosão do anel superior da Fonte Nova teve início na manhã de segunda-feira, 30.
São 115 profissionais fazendo a separação dos materiais.
Até dezembro de 2010, o Consórcio Arena Salvador 2014, responsável pela obra, pretende contratar até 500 profissionais ligados à construção civil (ajudante, pedreiro, carpinteiro, armador, eletricista, ferramenteiro, montador, motorista e operador de máquina).
Para esta área, a única exigência feita é que o candidato tenha seis meses de experiência na função desejada.
Já a mão-de-obra ligada à parte administrativa da obra (pessoal de apoio), deve totalizar cerca de 150 pessoas, sendo que desse total aproximadamente 60 já estão trabalhando.
São diretores, gerentes de produção, engenharia, comercial e administrativo-financeiro, além de engenheiros, estagiários de engenharia e do setor administrativo, técnicos de segurança e engenharia, assistentes técnicos, topógrafos, encarregados gerais, auxiliar administrativo, apontadores de campo, comprador, almoxarife, assistente social, comunicação, técnicos de enfermagem do trabalho, enfermeiro do trabalho, médico do trabalho, serviços gerais e seguranças.
O Consórcio informa que cerca de 1.500 pessoas serão contratadas diretamente no ápice da obra e 2.500 quando da operação da nova arena, a partir de janeiro de 2013.
Com a demolição da Tribuna de Honra, prevista para ter início ainda esta semana, com a utilização de máquinas - serão gerados 29 mil metros cúbicos de concreto.
Todo este entulho será reciclado, sendo 70% usado na própria obra da nova arena e 30% em serviços de terraplanagem e pavimentação em Salvador e Região Metropolitana.
Já o aço será destinado à indústria siderúrgica, para que seja derretido e reutilizado.
A expectativa é que o processo de reciclagem e terraplenagem deve durar um período de 60 a 90 dias.
Segundo explica o consórcio responsável pela obra, à medida que o entulho for removido terá início, de forma paralela, os procedimentos de fundação e fabricação dos pré-moldados que vão erguer a nova estrutura da Arena Fonte Nova.
Hilda Fausto – DRT 1748Ascom/Setre

Nenhum comentário: