segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

ODEBRECHT E GRUPO CCR DEVEM DISPUTAR A CONCESSÃO DO AEROPORTO DE SALVADOR



Fonte: Bahiaeconômica  em 27/10 - 07:29hs -


Dois grupos empresariais apresentaram estudos, no âmbito do PMI - Procedimento de Manifestação de Interesse, para orientar o governo a fazer a concessão do aeroporto de Salvador, previsto para o segundo semestre de 2016.

Um dos grupos é formado pelas empresas:  Moysés & Pires Sociedade de Advogados, BF Capital Assessoria em Operações Financeiras, JGP Consultoria e Participações, Logit Engenharia Consultiva, Proficenter Negócios em Infraestrutura e Infraway Engenharia.

Esse consórcio de empresas tem fortes ligações com o grupo CCR, que constrói o metrô de Salvador. A BF Capital Assessoria em Operações Financeiras, por exemplo, foi responsável pelo projeto do metrô de Salvador, cuja concessão foi arrematada pela CCR.

Além disso, em 2013, prestou assessoria ao governo do Estado no projeto do metrô.  A CCR tem interesse explícito em obter a concessão do Aeroporto de Salvador para integrar o sistema aos serviços do metrô.

O outro grupo que apresentou estudos para a concessão do Aeroporto de Salvador é formado pelas empresas:  Verax Consultoria e Projetos, Empresa Brasileira de Engenharia de Infraestrutura, Fernandes Arquitetos Associados e Geo Brasilis.

Alguma dessas empresas tem forte ligações com a empresa Odebrecht Transport, que administra o aeroporto de Galeão (RJ), que também estaria interessada em obter a concessão do aeroporto de Salvador. A Fernandes Arquitetos Associados, por exemplo, foi quem projetou a Arena Pernambuco, após a vitória da Odebrecht na licitação do estádio.

Os estudos, tem como objetivo avaliar a viabilidade do aeroporto e da concessão e definir as obras necessárias e os custos para sua realização, e necessitam  ser aprovados pela Secretaria de Aviação Civil que  até novembro deve se posicionar. Tudo indica, no entanto, segundo fontes ouvidas pelo Bahia Econômica, que a Odebrecht Transpot e o grupo CCR vão disputar a concessão do aeropoto internacional de Salvador.

O leilão do aeroporto de Salvador deverá  acontecer no primeiro semestre de 2016, e serão vendidas 51%  das ações,  em poder da Infraero. Os investimentos necessários para modernização e ampliação do Aeroporto Internacional Deputado Luís Eduardo Magallhães, em Salvador, estão estimados em   R$ 1 bilhão, incluindo a construção de uma segunda pista, nas mesmas dimensões da atual pista principal de três mil metros.

Nenhum comentário: