21/12 - 08:16hs - Publicado em Bahiaeconômica
O aeroporto internacional de Salvador deverá ser leiloado em maio ou junho de 2016 e, diferente dos terminais que foram privatizados anteriormente, não terá participação da Infraero.
O estudo de viabilidade da concessão foi enviado na última quinta-feira e prevê um investimento de R$ 2,8 bilhões, incluindo a construção da segunda pista até 2022 e a ampliação do terminal de passageiros.
O aeroporto de Salvador será o que exigirá maior investimento nessa terceira rodada de privatizações do setor, que inclui os aeroportos de Florianópolis, Porto Alegre e Fortaleza, em compensação é, entre os quatro, o que possui maior movimentação de passageiros, atingindo 9,1 milhões em 2014.
A Infraero vai sair do processo porque está em processo de restruturação e sem condições de participar do processo, embora o governo cogite ainda que a estatal participe com 15% e tenha possibilidade de uma “Golden Share”, o tradicional poder de veto em decisões consideradas estratégicas.
A concessão será por 30 anos e o edital de licitação deverá ser publicado no final do mes de março de 2016, e trará como inovação a necessidade dos vencedores serem obrigados a pagar 25% do valor da outorga à vista, no ato da assinatura do contrato, exigência para ajudar nas contas do setor público.
O preço mínimo para a aquisição dos quatro aeroportos será de R$ 3 bilhões, sendo que deve haver ágio, por causa da disputa e o aeroporto de Salvador deve se adquirido por valor superior a R$ 700 milhões. Com informações do Valor Econômico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário