quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Recuperação de Patrimônio Histórico

NOTÍCIAS - Cultura
Obra na Igreja do Rosário dos Pretos fica pronta em novembro

A restauração da Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, localizada no Pelourinho e que sedia uma das mais antigas e importantes irmandades de escravos e ex-escravos do Brasil, criada no século 17, está com mais de 70% dos serviços concluídos.

A previsão do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac), órgão da Secretaria Estadual de Cultura (Secult) responsável pela restauração, é que em novembro, quando se comemora o Mês da Consciência Negra, a obra esteja pronta.

A restauração da igreja integra o conjunto de seis grandes monumentos que o Ipac recupera no Centro Histórico de Salvador, com investimentos de mais de R$ 20 milhões do Programa de Desenvolvimento do Turismo do Nordeste (Prodetur), do Ministério do Turismo, com recursos complementares do Banco do Nordeste e contrapartida do governo estadual, via Secretaria do Turismo (Setur).Para o diretor-geral do Ipac, Frederico Mendonça, a obra da Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos é oportuna, já que a cobertura e as madeiras de sustentação estavam em avançado grau de deterioração. “Os telhados da nave e do altar-mor já estão recuperados e as coberturas laterais se encontram em fase final”, destacou Mendonça.
A obra recupera edificação, estruturas, telhados e bens móveis, que são imagens sacras, altares e complementos decorativos.

O diretor explicou que o templo ganhou sobreforro especial de fibra, entre o telhado e o forro de madeira, para evitar infiltrações, que, quase sempre, são responsáveis pela destruição de valiosos forros das igrejas baianas.

Nenhum comentário: