Com intuito de possibilitar exemplos e permitir comparações e incentivar conceituações inovadoras para a região embora calcada na experiência de outras cidades, volto a exemplificar ações planejadas que resultaram em melhorias, reformulações e requalificações de uso de espaços físicos em beneficio de comunidade e/ou de corpo associativo.
Como sei que em Ilhéus tem muita gente apaixonada pelo Rio de Janeiro( não vejo nada de errado nisso), há poucos dias assistindo em TV circuito fechado, um documentário sobre a Praia de Copacabana, pude observar o trato especial que a calçada( passeio) recebe e era efetivamente limpeza total.
Mentalmente dei um pulo em Ilhéus( não vou comentar sobre um assunto que tenho pautado da imperiosa e urgente necessidade de requalificação total da Soares Lopes) e lembrei penalizado o estado dos passeios de nosso principal logradouro público.
Vou apenas me ater a uma pergunta, com base do perguntar não ofende: Será que o poder público imagina poder virar a demanda do turismo em Ilhéus com uma cidade de iluminação em penumbra e com calçadas tão sujas?
Vou tomar outro caminho e lembrar que em Salvador, antes de 1950 havia um Campo de futebol onde era disputado o campeonato baiano no bairro da Graça e o desenvolvimento transformou aquele espaço em grandes edifícios residenciais e em seu lugar foi construída a Fonte Nova, que hoje já demolido e implodido permitirá a continuidade da arte de crescer e desenvolver com a construção de uma das mais modernas Arenas do país.
Vou ainda mais além, clubes como o Bahiano de Tenis, Espanhol, AAB , Estância Campomar, fizeram negócios reduzindo seus espaços ociosos onde se ergueram e/ou serão construídas grandes edificações residenciais e ganharam e/ou ganharão novas sedes mais modernas, confortáveis e com maiores áreas construídas.
Para ser mais objetivo vou focar a AAB que há três anos fez um acerto com as construtoras ARC e AGRE em negócio de terreno de 15.000m2 (edificações de Torres residências) em troca de reconstruir, revitalizar a sua sede, suas dependências e o clube que tinha 13.000m2 de área construída, mesmo em menor espaço físico passou a possuir 28.000m2, constituídos de duas piscinas, quatro quadras de ténis, campo de futebol society, parque infantil, salão de jogos, Ginásio de Esportes, três bares, clube do whisky( que chic)com piano e bar e ainda por cima uma área de comercialização de serviços e produtos onde funcionarão lavanderia, lojas, choperia, confeitaria e os restaurantes (filiais) Bella Napoli e Leopoldina, academia de ginástica e estacionamentos para 300 veiculos.
Será que você percebeu por que estou comentando sobre esses assuntos?
Ilhéus queiram ou não vai crescer, pois o Complexo Intermodal vem aí( Ferrovia, Porto Sul, e Aeroporto Internacional), a duplicação da rodovia de Ilhéus a Itabuna também será um fato em breve, ZPE e tantas outras iniciativas públicas e privadas vão acontecer e nosso município não tem um estádio digno de uma cidade que terá que sair da inércia e buscar grandes horizontes.
Precisamos de um Complexo Esportivo, novo, moderno, e vejo a possibilidade do Estádio Mário Pessoa ser a moeda de troca e para tanto, que tal a ideia de um Aviso de Manifestação de Interesses em publicação internacional para dotar Ilhéus de equipamentos que só nos trarão orgulho e alegria e ajudarão a mudar o norte do desenvolver de nossa gente. A área do estádio por um estádio novo.
Gente, o tempo passa e as oportunidades são de difícil renovação. O momento é hoje, é agora.
Pense grande e seja feliz.
Nenhum comentário:
Postar um comentário