sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Noticias do governo da Bahia

NOTÍCIAS - Obras
Obra da Via Expressa Baía de Todos-os-Santos mantém cronograma
Uma reunião realizada, nesta sexta-feira (3), na Secretaria da Casa Civil, no Centro Administrativo da Bahia, avaliou o trabalho de construção da Via Expressa Baía de Todos-os-Santos.
A obra, que cria um novo sistema viário na antiga Rótula do Abacaxi e liga a BR-324 ao Porto de Salvador, cumpre o cronograma previsto no projeto de execução.Participaram do encontro, a secretária Eva Chiavon, o secretário do Desenvolvimento Urbano, Cícero Monteiro, o diretor presidente da Companhia de Desenvolvimento Urbano da Bahia (Conder), Milton Vilas Boas, e representantes da OAS, empresa responsável pela obra.
Ficou definido que o trabalho deve manter o ritmo, a fim de que esteja concluído dentro do prazo. Atualmente, dois mil homens trabalham na Via Expressa. Durante a reunião também foi discutido o processo de desapropriação, necessário para a conclusão das próximas etapas da obra. Ele segue o cronograma sem atrasos e sem prejuízos para quem tem direito à indenização.


NOTÍCIAS - Economia

Economia baiana registra crescimento de 10,4% no segundo trimestre deste ano

A economia baiana registrou um crescimento de 10,4% no segundo trimestre deste ano, em relação ao mesmo período de 2009. O desempenho foi melhor que o nacional. Segundo o IBGE, o Brasil cresceu 8,8% no mesmo período. Os números foram divulgados, nesta sexta-feira (3), pelo secretário do Planejamento do Estado, Antônio Valença, e o diretor geral da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), Geraldo Reis, durante coletiva à imprensa, na sede da Seplan, no Centro Administrativo da Bahia.

Os dados mostram ainda que nos últimos 12 meses a economia do estado cresceu 7,1%, mesmo índice apresentado como previsão para o crescimento da Bahia em 2010. Segundo Valença, “fica claro o crescimento consistente, uma tendência que está sendo mantida.

Estamos mais confiantes nas previsões futuras e com a expectativa de ao final deste ano alcançar crescimento de 7,1% do PIB”.

Entre os setores que mais contribuíram para o bom resultado estão a Indústria, com 12,2%, a Agropecuária (9,2%) e os Serviços (8,8%). Na Indústria, um dos destaques foi a Construção Civil, com incremento de 18,8%. Na Agropecuária, a produção de grãos no oeste do estado, que aumentou em 9%, com 6,5 milhões toneladas.No setor de Serviços, que apesar de ter o menor índice entre os três grandes setores tem o maior peso na composição estrutural do PIB, com quase 64% do total do índice formado por este tipo de atividade, o destaque foi para o Transporte, com 14,6% de expansão.
Empregos
Entre as principais consequências do crescimento econômico registrado na Bahia está a ampliação do mercado de trabalho. A previsão é de que, com esse nível de expansão, o estado tenha um novo recorde no número de empregos formais este ano. “Em 2009, a Bahia teve 71 mil empregos criados. Este ano, o último resultado mostra que estamos na casa dos 70 mil empregos e, na nossa avaliação, é possível fechar o ano com 85 a 90 mil novas vagas na Bahia”, afirmou Geraldo Reis

SEGURANÇA
Salvador sedia seminário inédito sobre Segurança Pública

sexta-feira (3), o Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA) realizou, em sua sede, localizada no bairro de Nazaré, em Salvador, o “I Seminário Interinstitucional de Segurança Pública”.
O evento debateu os desafios na área, na tentativa de buscar contribuições para enfrentamento nacional da violência. Para isso, estiveram reunidos especialistas renomados da área, entre eles, o ex-secretário nacional de Segurança Pública, Luiz Eduardo Soares, a secretária-executiva do Conselho Nacional de Segurança Pública (Conasp), Regina Miki, e o coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Criminalidade, Violência e Políticas Públicas de Segurança da Universidade Federal de Pernambuco, José Luiz Ratton.
“A segurança pública não é um problema isolado de um estado, mas de todos os estados brasileiros. O que precisamos é trocar experiências de modo articulado para a busca de soluções conjuntas e efetivas”, afirmou Ratton, que coordenou o plano de redução de criminalidade de Pernambuco, com êxito reconhecido internacionalmente.“Em 2009, atingimos 600 homicídios a menos que em 2008, mas isso foi processual.
Nada de imediatismos. A construção valorativa, técnica e adequada de políticas públicas requer tempo de absorção nas estruturas do estado”, enfatizou o especialista.

Nenhum comentário: