quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Notícias

Bahia é o principal destino Nordestino de turismo de eventos, diz Valor Econômico



Fonte: Secreataria de Turismo
Em matéria publicada no último dia 27, o jornal Valor Econômico ressaltou o dinamismo da Região Nordeste, que tem sediado cada vez mais congressos e feiras. Neste sentido, a Bahia recebeu destaque por ser o principal destino nordestino do turismo de negócios, ao receber anualmente cerca de 2 milhões de visitantes, o equivalente a quase 25% do fluxo total de turistas que visitam o Estado, estimado pela Fipe em 9 milhões de pessoas.
A reportagem destacou a reforma do Centro de Convenções, em Salvador, que contou com investimentos de R$ 20 milhões. O equipamento, que recebe grande parte dos eventos de grande porte realizados na capital baiana, contribui para que o Estado ocupe a terceira posição no ranking nacional de turismo de eventos, atrás apenas de São Paulo e do Rio de Janeiro.
No local, foram substituídos os telhados do Pavilhão de Feiras e do Prédio Central, requalificados o quarto piso e o auditório Iemanjá. Também foram recuperados os elevadores, escadas, banheiros, além do novo visual no lobby sul e norte.
“Um novo projeto de comunicação visual, com sinalização interna e embelezamento, que ocupa os quatro murais da fachada do Centro, além de esculturas do artista Bel Borba deram os toques finais antes da entrega do equipamento ao Congresso da ONU”, pontua a presidente da Bahiatursa, Emília Silva.
O secretário de Turismo do Estado, Antonio Carlos Tramm, observa que os atrativos naturais e culturais da Bahia também são decisivos na hora de trazer um evento para a “Boa Terra”. Tramm também destaca a boa oferta de leitos na cidade e no Litoral Norte e a qualidade dos equipamentos hoteleiros. “Temos 35 mil leitos só em Salvador e bons hotéis e resorts na Costa dos Coqueiros; isto também é muito válido quando concorremos com outros destinos”.
Este ano, grandes eventos contribuíram para a melhoria da ocupação hoteleira nos períodos de baixa estação, como o Congresso da ONU de Combate ao Crime, em abril, e o GP Bahia de Stock Car, em agosto. Juntos, eles atraíram, aproximadamente, 12 mil pessoas para Salvador.Agora em setembro, os hoteleiros vislumbram uma alta taxa de ocupação com a realização do congresso da Federação Dentária Internacional, também na capital baiana.
De acordo com informações do Salvador Convention Bureau, a capital baiana deve realizar mais 30 eventos até o fim deste ano. Os encontros devem reunir mais de 20 mil participantes.

Nenhum comentário: