
A CONDER - Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia, através da Diretoria de Obras Estruturantes e Mobilidade Urbana (DIROE), deu início aos trabalhos de construção de um túnel duplo na Frente 3 (Ladeira da Soledade) da Via Expressa Baía de Todos os Santos.
Esta abertura será dividida por um elevado em concreto à meia altura. A metade superior do túnel duplo (túnel 1) atenderá o tráfego urbano proveniente da Avenida Jequitaia no sentido da Estrada da Rainha. A metade inferior (túnel 2) atenderá o tráfego de cargas entre a BR- 324 e o Porto, nos dois sentidos.
Estes túneis foram projetados transversalmente na denominada “Zona da Escarpa da Falha de Salvador”, mais especificamente sob a Ladeira da Soledade, ligando a Cidade Alta à Cidade Baixa.
A abertura do túnel duplo se dará em quatro etapas de perfuração, sendo uma primeira etapa com altura suficiente para entrada dos equipamentos e, posteriormente, em três rebaixos.
O coordenador de obra, Carlos Médici, explicou que, a princípio, estavam programados três túneis distintos, mas os estudos indicaram que seriam mais convenientes apenas dois, sendo um deles duplo. “Vamos fazer uma abertura bem maior na altura e depois construir um elevado, dividindo o túnel em duas vias (destinos)”, explicou Médici. O túnel duplo terá extensão de 70 metros.
A previsão de conclusão do túnel duplo é para o final de ano, apesar de ainda não estar concluída algumas desapropriações na área da Ladeira do Canto da Cruz. “Estamos confiantes que esta obra não terá paralisação, inclusive já estamos realizando o rebaixamento para a entrada do túnel na Estrada da Rainha”, completou Carlos Médici.
Nessa frente já está praticamente concluído o túnel 3, iniciado pela Prefeitura, para o tráfego urbano, proveniente da Estrada da Rainha com sentido para a Avenida Jequitaia, restando apenas o acabamento, como via de pedestre e ciclovia. A Via expressa é a maior intervenção urbana em Salvador dos últimos 30 anos e, além da ligação do porto com a BR-324, conceberá novos acessos viários à cidade além de resolver definitivamente os congestionamentos na região da Rótula do Abacaxi.A Via Expressa terá 10 faixas, sendo seis urbanas e quatro exclusivas para cargas.
Fonte:CONDER
Nenhum comentário:
Postar um comentário