sábado, 4 de setembro de 2010







Bahia divulga atrativos turísticos durante seminário em Nova York
Publicado por fernandafreitas
em 3 de setembro de 2010
Novos investimentos no turismo, oportunidades de mercado e um panorama do cenário turístico na Bahia foram os assuntos discutidos durante o Seminário sobre Turismo, Investimento e Infraestrutura Social, realizado pela Secretaria de Turismo e Bahiatursa na última quarta-feira (02), em Nova York.
O evento, que contou com a parceria entre a Câmara de Comércio do Brasil/EUA, Consulado Geral do Brasil, American Airlines e Embratur, reuniu mais de 100 pessoas, dentre brasileiros e americanos.
Durante o seminário, o secretário de Turismo do Estado da Bahia, Antônio Carlos Tramm, falou sobre o crescimento do setor no estado e destacou que a Bahia é o principal pólo de investimentos privados em hotelaria do Nordeste do Brasil. Segundo dados da Secretaria de Turismo (Setur), cerca de US$ 6 bilhões serão destinados para a construção de empreendimentos de hospedaria nos próximos sete anos.
De acordo com a presidente da Bahiatursa, Emília Salvador Silva, a Copa de 2014 é um dos principais focos das promoções realizadas pela Bahia. “As inúmeras promoções que a Bahiatursa vem realizando nos EUA mostram claramente a prioridade em destacar um novo segmento, Business e Investimentos, visando objetivamente a Copa do Mundo de 2014”, ressalta.
O representante do Consulado Geral do Brasil nos Estados Unidos, Pedro Murillo Ortega, demonstrou satisfação com a abordagem dos destinos turísticos da Bahia. “Depois de todas estas explicações, é gratificante ver estampado no semblante dos operadores e empresários o interesse em se investir na Bahia”, destaca.
Discussões – A discussão sobre a valorização da cultura baiana também faz parte dos investimentos da Setur e da Bahiatursa. A formatação do Turismo Étnico Afro é principal segmento de divulgação nos EUA, maior mercado emissor de turistas para a Bahia. “A cultura afro é fundamental para os americanos, já que o país conta com uma grande maioria negra. É necessário este investimento em pacotes de viagem focando um roteiro de música, cultura e turismo afro-descendente”, explica Alejandro Garrido, representante da agência Air, Land and Sea.
Uma das palestras do Seminário foi ministrada pelo cantor Carlinhos Brown, idealizador do projeto Museu du Ritmo, em Salvador, que falou sobre a música negra na Bahia a partir do projeto. “Precisamos devolver à África o que ela nos deu de melhor. Quero prestar um agradecimento aos meus antepassados e o meu agradecimento vem em forma de atitude”, declarou Brown. O Centro de Música Negra, outro projeto de Brown, prevê o primeiro museu de black music totalmente digital do mundo. A primeira fase do projeto tem inauguração prevista para novembro de 2011.
Após o seminário, o final de semana em Nova York também vai seguir em ritmo baiano. No sábado (04), a cantora Margareth Menezes vai abrir o cortejo da lavagem simbólica da Rua 46 acompanhada de 200 baianas. No mesmo dia, Ivete Sangalo faz show na Arena Madison Square. Já no domingo (05), dia do Brazilian Day, quem comanda a festa é Carlinhos Brown. Durante o evento, um stand mostrará a brasileiros e americanos um pouco mais sobre os destinos turísticos da Bahia.
Fonte:Bahiatursa
Fotos Google( três de Salvador e duas de Ilhéus)

Nenhum comentário: