terça-feira, 14 de setembro de 2010


Atenção Ilha de Itaparica

Ilha localizada na Baia de Todos os Santos abriga dois municípios (Vera Cruz e Itaparica), tem mais de 36 km de comprimento, dista de Salvador em torno de 10 km e que na atual forma de ligação tem a duração de viagem através de Ferry Boat de 45/50 minutos.
Conforme Wikipédia o município de Vera Cruz tem 252,759 km2 e o de Itaparica 115,922km2.
Como amplamente divulgado o Projeto do Sistema Viário do Oeste que abrange desde Salvador, a Ilha de Itaparica, Nazaré, Santo Antonio de Jesus, tem um grupo de Trabalho Executivo-GTE, estruturado para alavancar essa grande obra que tem como seu maior estandarte a Ponte Rodoviária Salvador a Itaparica, afora a duplicação da estrada dentro da Ilha que leva a Nazaré, inclusive com a duplicação e/ou a construção de uma nova Ponte paralela a atual do Funil, além da duplicação da BA-046 no trecho entre Nazaré e Santo Antonio de Jesus (até o entroncamento com a BR101).
A entrega dos estudos de viabilidade, seus projetos e custos, além de estudos ambientais para a construção desse grande empreendimento de mobilidade e acessibilidade serão entregue no inicio de novembro próximo.

O preâmbulo acima, visa o PDDU – Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano da Ilha de Itaparica, com a conjugação e união dos dois municípios (Vera Cruz e Itaparica), sem perda de autonomia de qualquer deles, mas como elemento facilitador dos estudos, projetos e pleitos a serem realizados juntos aos Ministérios federais inerentes a obras que terão que ser realizadas.
O foco desse comentário é que a Ilha não estará imune ao assédio do progresso e que sua proximidade com a terceira metrópole brasileira implicará em seu crescimento que deverá ser projetado com sustentabilidade, pois tudo isso é uma questão de tempo.
Estratégia, visão, sonhos, utopia,coragem em ousar pensar grande, faz parte dos caminhos inquestionáveis que levam ao desenvolvimento que sem os cuidados, a tecnologia, a reengenharia do território Ilha, poderá ser um tiro pela culatra com a expansão de invasões, construções de barracos, palafitas e afins que ridicularizam tudo.
Os interesses pessoais e políticos terão que ser colocados em planos de inferioridade, com a vocação de planejar o crescimento focando o beneficio dos atuais residentes e os futuros moradores.
Tem que ser cuidado nesse Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano, a destinação de áreas verdes como Parques das Cidades, áreas para jardins e para equipamentos de lazer e esporte, projetar a construção de uma Via litorânea por todo seus 40 km de praias, para que os investidores no setor imobiliário quando de suas licenças tenha a obrigação de construir o trecho onde estão localizados, inclusive com rede de águas fluvial, esgotamento sanitário, rede de abastecimento de água potável, iluminação elétrica e pavimentação por asfalto e/ou concreto.
Nesses estudos deverão ser demarcadas áreas para a construção de projetos habitacionais populares (Minha Casa, Minha Vida), construção de edificações de classe média e de luxo, rede hoteleira, cuidados especiais nas praias não permitindo barracas ridículas que ferem a beleza do local e agridem a natureza.
Uma coisa é fato: não se deve tapar o Sol com a Peneira, pois esse Sistema Viário do Oeste, com a Ponte Salvador a Itaparica é questão de tempo, e a Ilha de Itaparica com seus dois municípios têm que dispor de um Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano integrado e discutido com o governo do Estado, para que as ações construtivas ganhem força junto aos Ministérios da Integração, das Cidades, dos Transportes, do Esporte e outros e até possa no futuro governo inserir os pleitos da Ilha no PAC2.
Esse é meu recado inicial e voltarei ao assunto.

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