terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Metrô de Salvador - Parte 01/05.


Estou voltando a tratar do assunto por se tratar de obra de grande importância para a mobilidade de Salvador, uma das sedes para a Copa do Mundo de 2014
Em 1999 foi criada a Companhia de Transportes de Salvador com o objetivo de modernizar o Trem Suburbano e implantar o Metrô em Salvador,  quando concluido em seu projeto original tinha 48,1 km de extensão e teria em seu trajeto 28 estações.
Inicialmente sua implantação seria dividida em quatro etapas, sendo a 1ª da Lapa a Pirajá ( linha 1), e as outras etapas seriam de Pirajá <> Pau da Lima        Calçada <> Rodoviária Iguatemi;
Pau da Lima <> Cajazeiras     Rodoviária Iguatemi <> Imbui
Imbui <> Mussurunga
Os dados acima foram colhidos de Wikipédia
e a matéria abaixo  tem como Fonte:

Linha suspensa (Av ACM/Bonocô) próximo a Rótula do Abacaxi
Dados do Projeto
Mapa do Metrô
Túnel
Mapa do Metrô II
Estação

A foto acima coletada no Google.




Integração e Modernidade Plano Integrado de Transporte
Integração Metrô - Ferrovia do Subúrbio

A área central de Salvador, a exemplo de outras capitais brasileiras, já há muito tempo exigia melhorias urgentes em seu sistema de transporte de massa. Até então, este sistema baseava-se unicamente nas linhas de ônibus em operação na cidade.

Agora, um amplo programa coordenado pelo Governo do Estado, através da Seplantec e do Conder, e pela Prefeitura de Salvador, dará uma nova feição ao transporte de passageiros. Este programa inclui a implantação de vias estruturantes, o remodelamento das frotas e a viabilização do sistema metroviário, integrando a nova linha do Metrô de Salvador à malha de ônibus urbanos à Ferrovia do Subúrbio.

O projeto do Metrô de Salvador insere-se no Programa de Descentralização dos trens urbanos promovido pelo Governo Federal / Ministério dos Transportes, tendo seus recursos viabilizados através da parceria CBTU /Banco Mundial.


SIEMENS NO METRÔ DE SALVADOR

A Siemens Sistemas de Transporte é responsável pelo fornecimento, instalação, montagem, comissionamento e colocação em operação do Sistema de Alimentação de Energia, compreendendo:
Sistema de Alimentação de Energia
3 Subestações Retificadoras de Tração: out-door (alta tensão), corrente contínua, serviços auxiliares e sistema de supervisão, comando, controle e proteção;
8 Subestações Auxiliares;

Sistema de Rede Aérea auto-tensionada
Implantação de 11,9 km de rede aérea auto-tensionada 3000Vcc

O PROJETO
Primeira etapa
A primeira etapa envolve a construção do trecho Lapa - Pirajá, suas estações e o Complexo de Manutenção, peça-chave do sistema. Ele abrigará as oficinas de manutenção, pátio de manobras e estacionamento de trens. Progressivamente, as outras etapas serão implantadas de acordo com o cronograma de obras.

Vias em superfícies e elevados

As vias em elevado, que serão intercaladas por trechos em superfície, estruturas de concreto armado e vigas pré-moldadas.

Túnel

Com 1.400m de extensão e emboque próximo ao Estádio da Fonte Nova, será implantada a 32 metros de profundidade em maciço rochoso.2
Indicado para as áreas densamente ocupadas, resultando em menor impacto na superfície, remanejamento de interferências em menor escala e preservação do patrimônio histórico e da configuração urbana.

A obra e seus números

O traçado do Metrô de Salvador busca atender as áreas de maior concentração de passageiros, levando conforto, segurança e rapidez a um público estimado em 1 milhão e 100 mil passageiros, já em 2003. Esta demanda estará se ampliando progressivamente até alcançar a meta de 1 milhão e 500 mil pessoas atendidas. Os passageiros pagarão tarifa única, o que permite a utilização dos meios integrados Metrô / ônibus com um único tíquete.

Os trens
O usuário do Metrô de Salvador terá à sua disposição modernos trens de alta capacidade, no padrão dos mais avançados veículos do gênero em operação.
Onze composições com trens de 4 carros, transportarão cada uma 1.250 passageiros a uma velocidade de até 70km/h.

Números significativos
 Estações       37.150m2
Edificações / Complexo de manutenção        31.042m2
Concreto estrutural       170.000m3
Formas       495.000m2
Escavação em rocha       70.000m3
Movimento de terra       490.000m3
Dormentes      50.000 unid.
Trilhos       3.900mt
Aço      15.000t

Continua...

Nenhum comentário: