quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Metrô entra na pauta de reunião entre Wagner e Edvaldo Brito


Aguardado por dez em cada dez moradores de Salvador, o metrô da capital baiana foi tema de uma reunião entre o vice-prefeito Edvaldo e o governador do estado, Jaques Wagner. Brito coordena o grupo de trabalho que realiza estudos para decidir o modelo jurídico de operação e a tarifa de alcance popular a ser criada para o sistema.



Durante o encontro, Wagner tomou conhecimento do resultado das reuniões que a equipe vem realizando, analisando questões como orçamento, tarifas e gestão, que tanto poderá ser através de concessão, parceria com a iniciativa privada ou criação de uma empresa. Na próxima semana, o grupo vai conhecer o resultado dos estudos que o vice-prefeito tem feito pessoalmente.



O grupo de trabalho que estuda a gestão do metrô é coordenado pelo vice-prefeito e, de acordo com decreto do prefeito João Henrique, formado em nível federal por representantes do Ministério das Cidades e da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU); e, em nível estadual, por representantes da Secretaria do Desenvolvimento Urbano (Sedur), Secretaria da Fazenda e da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder). Pela Prefeitura, participam representantes da Secretaria Municipal dos Transportes Urbanos e Infraestrutura (Setin) e da Companhia de Transportes de Salvador/Metrô (CTS).

TribunadaBahia

Nova ciclovia será inaugurada na orla


A Prefeitura do Salvador, através da Companhia de Desenvolvimento Urbano de Salvador (Desal), vai inaugurar uma nova ciclovia neste sábado (29), dando sequência às ações de melhoria da orla de Salvador. O trecho beneficiado vai de Plakaford a Itapuã, onde as obras de requalificação abriram a nova via para os ciclistas, com proteção de meios-fios, sinalização e pintura.



De acordo com o presidente da Desal, Euvaldo Jorge, é preciso reconhecer a prática do ciclismo como esporte e meio de transporte. "Essas iniciativas ajudam a dar qualidade de vida e mudar o comportamento das pessoas, sejam soteropolitanos ou visitantes. A intenção é estender o projeto de ciclovias para os bairros mais distantes, na linha do Subúrbio", ressalta. A estimativa é de que essa ciclovia beneficie diretamente cerca de oito mil pessoas, que farão o percurso pedalando à beira-mar com segurança.




Fonte:TribunadaBahia


Nenhum comentário: