domingo, 23 de janeiro de 2011



Presidente da CONDER detalha Via Expressa para membros do CAP

Após apresentação detalhada sobre a Via Expressa Baía de Todos os Santos, maior obra viária em Salvador, nos últimos 30 anos, na manhã de hoje (21) na sede da Companhia das Docas do Estado da Bahia – Codeba - aos representantes do Conselho de Autoridade Portuária (CAP), o presidente Milton Villas-Bôas, da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia – CONDER, recebeu votos de confiança e solidariedade da platéia que mostrou expectativa positiva para o final da obra.


“É uma obra muito importante para todo o Estado, já que consegue fazer a integração entre a cidade, o porto e a rodovia federal sem causar transtornos. Pelo contrário, após a explanação do presidente da CONDER ficamos mais convictos que toda a cidade do Salvador vai sair ganhando com a Via Expressa”, comentou o presidente do CAP, Martinho Cândido Veloso dos Santos.


Vinte representantes do CAP estiveram na reunião com Milton Villas-Bôas, que foi assessorado pelo coordenador de obras, Carlos Médici, e confirmou que a Via Expressa está com a conclusão prevista para o segundo semestre deste ano. “Demos prioridade às frentes em que os benefícios seriam mais imediatos para a população, como na Rótula do Abacaxi com suas inúmeras alternativas”, disse Villas-Bôas.


Para o presidente, o encontro com as autoridades portuárias foi de fundamental importância “porque é um órgão de influência decisiva no funcionamento do Porto de Salvador. É formado por pessoas especializadas que têm interesse em compreender a importância da Via Expressa, a postura do governo e como o empreendimento irá atender aos anseios dos diversos setores envolvidos com as transações portuárias”.


O Conselho de Autoridade Portuária – CAP - é um órgão deliberativo e normativo, constituído pelas entidades diretamente envolvidas na atividade portuária. Atua como fórum consultivo, de regulamentação e supervisão quanto às atividades e serviços realizados no porto, mas não tem personalidade jurídica, sendo formado por quatro blocos. Cada bloco representa um segmento (do poder público, dos operadores portuários, dos trabalhadores e dos usuários).


A exposição de Milton Villas-Bôas foi recheada de detalhes dos trabalhos que vêm sendo realizados ao longo das sete frentes da obra. Ele explicou que a CONDER mantém o ritmo de trabalho na Via Expressa Baía de Todos os Santos, após um avanço considerado em 2010 quando foram concluídas as frentes I e II.


Citou, ainda, que para fazer a ligação entre o porto e a BR-324 é necessário a intervenção em diversos bairros, além de melhorias em pontos críticos do trânsito de Salvador. A primeira grande intervenção aconteceu na Rótula do Abacaxi, onde já foram entregues cinco viadutos, melhorando consideravelmente o tráfego na região e terminando com os constantes congestionamentos no local.

Agora a CONDER realiza trabalhos nas frentes III e IV, respectivamente na Ladeira da Soledade, onde está sendo construído um túnel duplo e finalizado outro e na Avenida Heitor Dias que, além de serviços de macrodrenagem recebe o trabalho de alargamento das pistas com destinos Rótula/Dois Leões e vice versa. Esse foi um dos tópicos que chamou mais a atenção das autoridades portuárias já que os túneis estarão ligados diretamente à zona portuária.


A Via Expressa, executada pela CONDER, é resultado de convênio entre o Governo do Estado da Bahia, (Secretarias de Desenvolvimento Urbano e de Infraestrutura), e o Governo Federal, através do Ministério dos Transportes e DNIT – Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes.





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