sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Repetindo Carta Aberta de Dr.Jorge Solla

Saúde uma das metas realizadas pelo governo
Fl 01/02 - e 02/02
Carta Aberta de Solla, MD Secretário da Saúde do governo Wagner.
Caros amigos e colegas,

As análises atuais, feitas por especialistas econômicos de diversas partes do mundo, indicam que o pro­cesso de desenvolvimento vivido hoje pelo Brasil nos levará à condição de 5a. maior economia mundial em me­nos de duas décadas. O Brasil já é um novo país com as profundas mudan­ças implementadas pelo Governo Lula. Essa perspectiva nos enche de orgulho e esperança, porém coloca para toda a sociedade brasileira um grande de­safio: superar, ou mitigar ao máximo, as graves desigualdades econômicas e sócio-culturais que ainda perduram. Nós da saúde não podemos nos furtar de enfrentar esse desafio, precisamos urgentemente ocupar os mais diversos espaços da esfera pública para pautar­mos os temas mais caros da saúde no país, dentre tantos, o aperfeiçoamen­to do SUS, o problema do seu sub­financiamento, além de garantirmos os avanços que nossa luta conquistou desde a Constituição de 1988.
Aqui na Bahia, estamos cum­prindo a nossa parte. O governo Wag­ner adotou o setor como prioridade e tem feito os maiores investimentos da nossa história. Paralelo a esses inves­timentos, que nos permitiram avanços da atenção básica à rede de alta com­plexidade, fortalecendo a vigilância à saúde e ampliando a capacidade ins­talada dos serviços públicos de saúde, estamos desenvolvendo uma gestão republicana, democrática e com a par­ticipação viva e ativa dos mecanismos de controle social preconizados pelo SUS.
Estamos também regionalizando e interiorizando um complexo sistema de saúde, planejado para cobrir todo o estado. Tudo isso com muito diálogo, com muita democracia.No Governo Wagner estão sen­do construídas mais de 5OO novas unidades de saúde da família, mais de 1.100 novos leitos em hospitais públi­cos estaduais, além dos novos leitos em hospitais municipais e filantrópi­cos. Até o final do ano teremos um au­mento de 80% dos leitos de UTI.
São 5 hospitais regionais construídos e inau­gurados nesta gestão (Irecê, Juazeiro, Santo Antônio de Jesus, Hospital da Criança em Feira de Santana e o Hos­pital do Subúrbio em Salvador, este último o primeiro hospital público de urgência/emergência em 20 anos na região metropolitana de Salvador), ou­tro com obras iniciadas este ano e com previsão de conclusão em 2011 (Hos­pital da Chapada em Seabra) e outros 3 construídos por Prefeituras Muni­cipais com participação do Estado no financiamento (Eunápolisinaugu­rado, Brumado com a primeira etapa já concluída e começando a segunda e Teixeira de Freitas com primeira etapa em construção).
Estão sendo construí­das 46 unidades de pronto atendimen­to 24 horas (UPAs) em parceria com o Ministério da Saúde e as Secretarias Municipais de Saúde.Já dobramos a cobertura popu­lacional do SAMU 192, duplicamos o número de Centros de Atenção Psico­Social (CAPS) e triplicamos o de Cen­tro de Especialidades Odontológicas (CEO) .. Fizemos um grande mutirâo de acesso a oftalmologia clínica e cirúr­gica com mais de 200 mil pacientes atendidos e mais de 60 mil cirurgias em apenas 8 meses. Estamos descen­tralizando a atenção de alta comple­xidade, dotando as macrorregiões com oferta de neurocirurgia, cardio­vascular, nefrologia, oncologia e UTI.
Implantamos o maior programa de Internação Domiciliar e um Programa Estadual de Medicamento em Casa. Criamos a Universidade Aberta do SUS - Bahia. Fizemos cursos de for­mação para mais de 15.000 agentes comunitários de saúde e de combate a endemias(ACS e ACE). Mais de 3.000 profissionais de nível superior já fize­ram ou estão fazendo cursos de espe­cialização oferecidos pela Escola Esta­dual de Saúde Pública e ampliamos em 46% as vagas para residência médica na Bahia.
Aprovamos o novo Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos da SESAB. De menos de 5% dos ACS com vínculos trabalhistas regularizados, que encontramos em 2006, passamos para mais de 95% em 2010.Tivemos excelentes resultados no enfrentamento das doenças in­fectocontagiosas, especialmente as imunopreveníveis e fortalecemos o sistema de vigilância à saúde no Esta­do.
Estamos reconstruindo a BAHIA­F ARMA que tinha sido fechada no fi­nal dos anos 90.
Criamos a Fundação Estatal de Saúde da Família que já fez o primeiro concurso para médicos, enfermeiros e odontólogos para o PSF e fizemos o primeiro concurso para ­dicos para hospitais públicos estadu­ais em 17 anos.
Regulamentamos os repasses fundo a fundo para os muni­cípios e mensalmente são repassados recursos para apoiar o financiamento do PSF, SAMU e capacitação de pro­fissionais de saúde.
A Bahia hoje é o estado com a segunda maior rede da Farmácia Popular do Brasil graças às lojas abertas pelo governo estadual.Vamos continuar apostando no caminho trilhado por LULA e WAG­NER, o caminho do desenvolvimen­to com democracia, inclusão social e uma melhor distribuição das riquezas e oportunidades.
Vamos também ocu­par o atual vazio de representação parlamentar do setor da saúde, tanto na Assembléia Legislativa quanto na Câmara de Deputados.
Precisamos em 2010 eleger parlamentares que tenham como foco principal a Saúde que queremos para a Bahia e o Bra­sil dos próximos anos.
Por isso, estou apoiando e peço seu voto e apoio para valorosos companheiros que tiveram ao lado da atual gestão da Secretaria de Saúde: Amauri Teixeira, ex-Subse­cretário da Saúde na Bahia, candidato a deputado federal, Alfredo Boa Sorte, ex-Superintendente e Salvador Brito, ex-Assessor do Gabinete da SESAB, candidatos a deputado estadual.

Um grande abraçoJorge Solla
ET: Alfredo Boa Sorte - candidato a Deputado Estadual 65789
Salvador Brito - candidato a Deputado Estadual 13789
Amauri - candidato a Deputado Federal 1311
A Bahia com mais saúde.
Colaboração de pensargrande.

Esclarecimento: na postagem da Carta dividimos em duas partes 01/02 e 02/02 e na repetição juntamos as duas e para melhor entendimento de quem fez a leitura das postagens em setembro emitimos na repetição a folha 02/02 em cor azul.

Nenhum comentário: