O deputado Marcelo Nilo nasceu em Antas, município da região nordeste da Bahia, em pleno semiárido baiano. Engenheiro civil formado pela Universidade Federal da Bahia em 1979, é um homem fiel às suas raizes interioranas, que dedicou a vida profissional e política à busca de melhores condições de vida para os baianos.
SEMPRE BUSCAR MAIS
Ainda como estudante de Engenharia, começou a trabalhar na Embasa em 1977, empresa que chegou a presidir dez anos depois, construindo sólida carreira profissional. Marcelo Nilo foi eleito pelo povo da Bahia para o primeiro de seus cinco mandatos como deputado estadual em 1990, renovando esse compromisso com votação crescente. Na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), atuou sempre de forma coerente, alinhado com os segmentos políticos progressistas da Bahia - sendo portanto, aliado de primeira hora do governador Jaques Wagner na eleição de outubro de 2006.
E NO DIA A DIA QUE SE FAZ A HISTORIA
Como deputado, integrou todas as comissões técnicas da Assembleia e se destacou como um dos parlamentares mais presentes, participando e todas as iniciativas comprometidas com o desenvolvimento da Bahia e a melhoria das condições de vida da nossa gente. Essa intensa atuação política o elevou à condição de um dos líderes das oposições ao carlismo no Legislativo e com a vitória de Wagner, ao cargo de presidente da Assembleia Legislativa da Bahia em 2007, sendo reeleito em 2009.
O trabalho parlamentar de Marcelo Nilo obteve o reconhecimento da imprensa especializada. E!e ganhou o Troféu Imprensa por seis vezes consecutivas a partir de 2004, prêmio conferido anualmente pelos jornalistas que fazem a cobertura dos trabalhos na Assembleia, aos quatro melhores deputados estaduais. Fato inédito nos anais da Casa.
Na presidência do Legislativo Estadual, fixou como objetivos, a conquista da independência do Poder, a implantação de um regime de austeridade administrativa capaz de impedir o desperdício e de zelar pela transparência e a aplicação correta dos recursos orçamentários da Alba. Aliado e amigo do governador Jaques Wagner, aproximou o Poder Legislativo da sociedade, buscando a solução de conflitos e recuperando a condição de caixa de ressonância para os anseios dos baianos, que a Assembleia tinha perdido.
Marcelo Nilo participou de todas as votações realizadas sob sua presidência, algumas históricas, como a aprovação da lei que acabou com o nepotismo no serviço público estadual. Participou ativamente de negociações que viabilizaram a aprovação de projetos de reajuste salarial para os funcionários públicos, entre eles, professores, médicos, policiais civis e militares, bem como a Lei de Organização do Judiciário, que aguardava decisão da Assembleia há 17 anos. Empenhou-se ainda para a aprovação da regulamentação do transporte alternativo da nova politica de incentivo ao cooperativismo, da lei de incentivos fiscais que atrai investimentos para o nosso Estado e de todos os projetos encaminhados pelo Executivo ao parlamento - garantindo obras e serviços para a capital e o interior.
Em 2010 ele comandou as votações que garantiram a obtenção pela Bahia, de recursos da ordem de R$1 Bilhão para obras de infraestrutura, necessárias à realização dos jogos da Copa do Mundo de 2014 em Salvador.
Defensor da transparência, colocou a programação da TV Assembleia na internet, antes restrita aos assinantes de TV a cabo e obteve este ano, a outorga junto ao Ministério das Comunicações, de um canal de televisão aberto e uma emissora de rádio do Legislativo, que deverão estar no ar em 2011. Marcelo Nilo instituiu regime de ponto para o funcionalismo da Casa e ainda abriu as portas da Assembleia para o esporte e as artes, através de parcerias para o lançamento de livros e filmes na Casa Legislativa.
A busca da independência do Legislativo e da harmonia entre os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, é uma das principais características do mandato de Marcelo Nilo como presidente da Assembleia Legislativa da Bahia. Magistrado na condução dos trabalhos do plenário da Casa plural que é o parlamento, ele é um importante aliado do governador Jaques Wagner para a execução do projeto de desenvolvimento econômico com justiça social que os baianos esperam de seus dirigentes. Ao seu lado, o governador lançou programas importantes, como o Transparência Bahia, que dá acesso pleno ao cidadão, às contas do Estado na internet.
Depois de 19 anos no PSDB, Marcelo Nilo se filiou ao PDT em setembro de 2009 e continuou sua trajetória política participando de grandes eventos, ainda à frente da Assembleia, entre eles, a comemoração dos 20 anos da Constituinte baiana.
Marcelo Nilo teve ainda a honra de assumir a cadeira de governador interino por cinco vezes, a primeira delas em 2008, em virtude das viagens internacionais do governador Jaques Wagner e como principal autoridade do Estado, cumpriu esta missão recebendo autoridades e entregou obras por toda a Bahia.
Deputado Estadual PDT, aliado de Wagner
Marcelo Nilo
12012
Nenhum comentário:
Postar um comentário