Vou focar o resultado de candidatos em Ilhéus que muito tem que ser comentado pela atuação de seus partidários e por razão óbvia vou comentar em três capitulos.
Capitulo 01/03.
Esse trabalho tem a tendência fazer uma analise preliminar das eleições em Ilhéus, comparando com a grande Metrópole que é Salvador.
Meus comentários vão abranger Marcelo Nilo, Wenceslau, Beth Wagner, Amauri, Rui Costa, Alice Portugal, Geraldo Simões, Josias Gomes, Fátima Nunes e de passagens outras figuras do contexto politico desta região.
Vou começar por Rui Costa, eleito deputado Federal do PT, o terceiro mais votado da Bahia.
Soteropolitano,nascido em 1963 no bairro popular da Liberdade, diplomado em Economia pela UFBA, pertence a geração que marcou a história do movimento sindical do Estado.
Foi Secretário de Relações Institucionais do governador de quem é amigo desde a atuação de ambos no Sindiquimica.
Foi Vereador em Salvador por duas vezes e como Secretário de Relações Institucionais do Governo Wagner teve oportunidade de ter ações em quase todos os 417 municipios do Estado.
Essa repetição de dados de Rui Costa tem uma razão muito importante para conceituar a atuação de Dr Ruy Carvalho, acompanhado por alguns amigos em torno da Campanha de 60 dias de Rui Costa a Deputado Federal, aqui em Ilhéus,onde como sabido havia restrições pelas noticias verdadeiras e/ou plantadas de que o mesmo quando da campanha de Ruy Carvalho para prefeito, aconselhou ao governador Wagner a não comparecer ao palanque do mesmo.
E como é sabido na cidade, Wagner conversou com Dr Ruy Carvalho( ex-petista, ex-PV, hoje sem filiação partidária)e como prova de seu bom trabalho Rui Costa que obteve em todo Estado 212.157 votos equivalente a 3,17% do válido, registrou em Salvador 13.269 votos ou 1,05% do eleitorado votante.
Em Ilhéus teve 2011 votos, com um percentual de 2,38%.
Assim menosprezar como alguns estão a fazer é não entender de raciocinio lógico e/ou de aritmética fundamental.
O resto fica por conta da inteligência de cada qual e do poder de pensar.
Vou falar de Beth Wagner( candidata do PV, não eleita)considerada nos idos tempos como uma das três meninas de ouro da politica da Bahia juntamente com Moema Gramacho e Lidice da Mata, eleita Senadora pela coligação de Wagner.
Beth teve em seu reduto Salvador 8.776 votos equivalente a 0,69% dos válidos e em Ilhéus 711 equivalente a 0,83%, o que demonstra percentualmente o esforço de Ruy Carvalho, que apoiou,e pediu votos e recomendou para a dupla Rui Costa para Deputado Federal e Beth Wagner para Deputada Estadual.
Para um politico sem vinculo partidário no momento, a votação de ambos representou uma vitoria, pois não tinha a sua disposição nenhum comitê politico e/ou local determinado como base para a campanha eleitoral.
Nenhum comentário:
Postar um comentário