sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Planejar é preciso!...Crescer é o caminho sem volta.
Experiência sem planejamento é coisa de um passado arcaico e já vai muito longe.
Estamos no Séc.XXI.
O transito no Centro de Ilhéus é muito mais de que mudança de direção de fluxo de veículos é a necessidade patente de novas vias, novos logradouros públicos e para tal é necessária à imediata construção da nova Ponte da ilha de Ilhéus (partindo das mediações do Cristo) chegando a lateral oceânica do morro de Pernambuco (no Pontal) e seguindo pela litorânea sul.
Do lado de cá a premente necessidade de requalificação, modernização, com benfeitorias para seu efetivo uso pela população da Avenida Soares Lopes, com o aproveitamento das áreas arborizadas, com a construção de uma nova ciclovia e pista de Cooper, pistas para tráfegos de veículos em nível de onde hoje está a acabada, abandonada, a degradada ciclovia.
Era bom planejar a construção no miolo dessa grande área existente na Avenida Soares Lopes de cinco estabelecimentos comerciais(distribuidos em seus mais de 2 km de extensão) para exploração de restaurantes, lanchonetes, bares, sorveterias, tudo isso com recursos privados e sujeitos a uma discussão da sociedade e definida por licitação pública, com contrato que houvesse um termo de compromisso dos qualificados exploradores do comércio pela responsabilidade pela higienização, iluminação, segurança e manutenção do local em nível de freqüência internacional.
Sei que os travadores do progresso vão achar utopia... sei que o resto é cabeça pequena... é pensar pequeno.
É evidente que o carnaval serve de desculpa para anestesiar a mente. É verdade que a indolência leva ao medo de inovar, de tentar mudar, de crescer e de pensar grande.
Entretanto um pedido faça um esforço e veja como sua cidade ficaria melhor de se viver e como seria orgulhoso Ilhéus cantada em verso e prosa por sua incrível mutação na geografia urbana.

2 comentários:

Anônimo disse...

A praça Cairu realmente deveria ser reciclada em sua dimensão, aumentando as pistas de tráfego,disciplinadas com canteiros.
Entretanto é importante que se estude a aplicabilidade das mudanças e que não levem a eternidade para apresentação de uma solução ou que não se queira fazer um novo laboratório, pois os proprietários de veiculos não aguentam mais.

Anônimo disse...

Vc tá correto,Mario de carvalho não.O transito de Ilhéus é normal para o tamanho da cidade,só piora um pouco no horário de pico ( meio-dia )Precisamos sim de duas novas pontes,uma no sentido Pontal-Cristo e outra saindo do Vilela ou outro local no sentido da praia do sul,com intuito de melhorar o transito no centro e no Pontal.Infelizmente,falta planejamento e um estudo sério por parte das autoridades competentes do município.No dia em que o prefeito Newton assumir essa bandeira e deixar de lado essas obras que só atrapalham ,teremos finalmente as tão sonhadas pontes.