sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Esportes
Rio e Bahia se preparam para as Olimpíadas de 2016
Texto AGECOM

A Bahia poderá ser uma das sub-sedes dos torneios de futebol dos Jogos Olímpicos de 2016, caso o Rio de Janeiro seja eleito como a sede dos jogos. Observando as garantias previstas no caderno de encargos do Comitê Olímpico Internacional (COI), o Governo da Bahia já está adotando as medidas necessárias para se adequar as exigências para a realização do evento em território baiano.
Dentre os deveres do executivo baiano exigidos pelo COI para a concretização das Olimpíadas na Bahia estão a suspensão de meia-entrada e gratuidade nos estádios onde acontecerão os eventos esportivos e a cooperação nas investigações e repressão a atos ilícitos ( pirataria) que infrinjam os direitos sobre os símbolos e marcas relacionados aos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016.
No período antecedente e subseqüente de realização dos jogos – a ser definido - cabe ao Governo do Estado suspender a veiculação de publicidade e propaganda em espaços (sítios e logradouros públicos) de propriedade do Estado, pois estes locais durante o evento devem ser liberados em favor do Comitê Organizador.
Também fazem parte das exigências do COI investimentos no setor de infraestrutura da cidade como segurança, serviços médicos e saúde, proteção ao meio ambiente, melhorias dos transportes e vias públicas, construção e modernização de instalações desportivas. As construções e instalações devem obedecer as regras de acessibilidade e funcionalidade para pessoas portadoras de deficiência.
Segundo as leis de normatização dos Jogos Olímpicos postuladas pelo COI, cabe ao Estado da Bahia, também, desenvolver programas e projetos para o aproveitamento posterior de todas as instalações dos Jogos.
O presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Jacques Rogge, na ocasião dos Jogos Pan-americanos (2007), declarou que a cidade do Rio de Janeiro reunia todas as condições para sediar as Olimpíadas de 2016, devido à capacidade do município em organizar grandes eventos esportivos.
De olho na Copa do Mundo de Futebol de 2014, a Bahia, que pleiteia ser uma das 12 sub-sedes do mundial, já está investido pesado no setor de infraestrutura urbana. Dentre as intervenções estão o Complexo Viário 2 de Julho, Via Expressa Baía de Todos os Santos, ampliação do Aeroporto de Salvador, construção de hospitais, reforma do Estádio de Pituaçu - que atende as exigências dos padrões Fifa, dentre outras

Nenhum comentário: